Posso engravidar no fim da menstruação

É possível, sim engravidar durante e até mesmo no fim da menstruação, embora seja muito raro. Para que isso possa vir acontecer, a mulher tem de ter o ciclo menstrual muito curto, ou seja, o período entre o primeiro dia de uma menstruação até o início da seguinte, para que assim,  a data da ovulação fosse bem próxima, da do sangramento inicial, ou ainda de uma menstruação que durasse bastante.

No mais, a concepção ocorre quando um óvulo e um espermatozoide se encontram em uma das trompas. Sendo que um óvulo, consegue permanecer vivo por cerca de  até 24 horas depois de ter sido liberado pelo ovário, e para que a gravidez aconteça é preciso que o espermatozoide esteja presente na  região, durante esse intervalo, para que o mesmo seja fertilizado, caso o contrário, ele vem a se desmanchar na parede uterina juntamente com a menstruação e é liberado.

Use o preservativo em todas as  relações sexuais.
Procure sempre se prevenir.
Foto Divulgação

Mas não para por aí, pois geralmente quando uma mulher menstrua, um outro óvulo já está se desenvolvendo em preparação para o ciclo recomeçar, porém, nesse momento deve-se levar em consideração, que nenhum ciclo é igual ao outro, que existem os de 28 e 21. E que dentro desse prazo é possível ovular, poucos dias depois de a menstruação começar. E levando em conta que o espermatozoide se mantém vivo no trato reprodutor por até três dias, é teoricamente concebível que haja o encontro do mesmo, com outro óvulo maduro. Vejamos um exemplo, para melhor compreender.

Exemplo: Se a menstruação veio no dia 10 e se teve relações sexuais, no dia 7, quando ainda havia um sangramento, apesar de ser pouco, e no dia 10 aconteceu a ovulação. O espermatozoide poderá sobreviver lá dentro e “pegar” o óvulo, fazendo assim, com que a mulher engravide mesmo estando menstruada.

E atenção, pois ainda é possível confundir um leve sangramento entre menstruações (no período fértil) com uma menstruação de fato. Por tanto, se isso te ocorrer, não deixe de procurar um médico ginecologista. No mais o tempo que leva para um óvulo amadurecer no ovário pode variar, por isso pode acontecer o mesmo com o dia da ovulação, ou seja, para que não venha correr o risco de engravidar, mesmo estando menstruada é indicado que se faça o uso do preservativo e tome todos os cuidados precisos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.