Democracia é forma de governo em que a autoridade é exercida pelo povo. Porém, não é bem ao pé dá palavra que tudo acontece, pois o povo não tem direito de estar interferindo nas escolhas que poderiam e podem estar afetando diretamente a sociedade. Por isso que a democracia é divido em duas maneiras:
Direta
É qualquer forma de organização que o cidadão pode participar diretamente na tomada de decisões que podem influenciar a vida da sociedade. Nela, diversos cidadãos se reúnem para discutir e votar nas principais questões de interesse social.
Antigamente esse modelo de democracia prevalecia e um bom exemplo disso é o povo da Grécia Antiga que se reuniam em meio a praça pública para tomar tais decisões coerentes, que fossem de total interesse do povo.
Indireta
Hoje em dia a democracia indireta funciona, porém de modo secreto. Analisamos diversas questões e propostas dos políticos e votamos naquele que melhor irá nos representar perante as nossas necessidades em seus devidos cargos.
A democracia indireta é aquela que, o povo utiliza do voto para escolher os seus representantes políticos, para responder aos anseios da sociedade. Por meio disto, eles asseguram com que os demais políticos que se comprometeram em atender os anseios, cumpram com as promessas. Porém, se analisarmos bem toda essa colocação, percebemos que não é bem assim que as coisas acontecem. Diversas questões estão sendo esquecidas, desconsideradas.
Pede-se para que a população sensatez no momento de escolher seu representante, pois alguns deles podem fazer o mesmo que alguns políticos (nada).