Hereditariedade da cor dos olhos

Sempre vemos na família, pais dos olhos escuros e filhos e olhos de  cor clara, por exemplo: pais de olhos castanhos e filhos olhos azuis. Mas nem sempre sabemos por que isso acontece, apenas sabemos que tudo se trata de uma questão de hereditariedade.

O que decide a cor dos olhos?

A cor dos olhos é uma característica  de herança poligênica, é uma variação contínua onde os alelos dos genes recebidos vão influenciar na coloração final dos olhos. Sendo assim, cada característica é determinada por um ou vários genes, sendo eles do pai e da mãe.

Observe a sua árvore genealógica e veja quem pode influenciar na produção de seu filho.
A hereditariedade, pode decidir muitas coisas, em principal a cor dos olhos. Foto Reprodução

 

 

Todo esse processo ocorre por meio da produção de proteínas, que dirigem a proporção de melanina depositada na íris. Já os demais genes, ficam responsáveis por produzir: as manchas, os raios, os anéis e os padrões de difusão dos pigmentos.

 Pode-se dizer que a quantidade de melanina é que vai determinar a pigmentação da cor dos olhos, assim como ocorre na pigmentação da pele.

 Mas há pessoas que possui grande quantidade de melanina na pele e tem os olhos de cor claro. 

 Um casal pode ter um filho de olhos azul, por exemplo, desde que ambos os progenitores apresentem o genes de cor azul. E assim, consequentemente, acontece com as variadas cores.

A cor do olho também pode ficar mais clara com o passar do tempo, pois vai acontecendo a perda de melanina.
A cor dos olhos pode mudar conforme o tempo, então pode ser que a criança nasça com os olhos claros e com o passar do tempo o mesmo pode escurecer. (Foto Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.