Poluição do meio ambiente no Brasil

A palavra “poluição” em si,  refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde dele. Enfim, ela pode ser causada pela liberação da matéria, energia (luz, calor, som) e outros.

Poluição no Brasil

Olhando para as ruas do Brasil, parece que ele é o campeão em poluir o meio ambiente, porém não é bem assim, pois ele fica muito atras dos Estados Unidos. Mas não é por isso que os habitantes do mesmo, devem diminuir a preocupação com o assunto, afinal de contas, o país possui o maior patrimônio da humanidade, a floresta Amazônica.

E isso deve ser levado em consideração, pois segundo pesquisas realizadas pelo ministério do meio ambiente, a parte que vem sendo mais devastada são as florestas, em principal, a que foi citada logo a cima. E ainda, segundo as considerações das pesquisas, o crescimento urbano, vem propiciando muito para isso, pois tal matéria oferecida pelos de mais, acaba atraindo milhões de pessoas para a cidade, causando assim, a poluição das águas, ar e solo, o que por sua vez, também é muito prejudicial ao meio ambiente.

Vejamos abaixo algumas das poluições que mais são influenciadas no Brasil.

Poluição Atmosférica

A poluição gerada nas cidades é resultado, da queima de combustíveis fósseis, ou seja, ela acontece quando os produtos, como: monóxido de carbono e dióxido de carbono (gás carbônico), são lançados na atmosfera, provocando assim,  o aquecimento global, que por sua vez,  influencia em alguns meios de devastação.  

Procure sempre defender causas que vá trazer bem para o mundo, e para o seu futuro.
O ar é um dos fatores que auxilia no meio ambiente, e quando poluído, ele começa a reagir de má forma, prejudicando assim, todos.
Foto Divulgação
Fonte: http://www.ecodebate.com.br/2009/03/06/banco-mundial-aprova-credito-de-us13-bilhao-para-apoiar-a-agenda-ambiental-e-de-mudancas-climaticas-do-brasil/

E um bom exemplo, do fruto desta poluição, é a chuva ácida, que mata plantas, animais e vai corroendo, com o tempo, monumentos históricos, construídos pelo homem ou até mesmo, pela própria natureza. 

Poluição Hídrica

Este tipo de poluição normalmente é gerada pelas zonas industriais, e acontecem devido as indústrias e fábricas trabalharem com materiais poluentes. Mas não somente pelo fato de utilizarem os mesmos, mas também, por não o descartarem de modo certo, ou seja, a maioria delas, acabam despejando diversas substâncias na água, fazendo assim, com que os rios, lagos, mares e oceanos sejam poluídos. 

A poluição das águas pode acontecer por diversos motivos, porém o principal poluente e devastador do meio ambiente nessa área, são as industrias.
Poluição Hídrica.
Foto Divulgação
Fonte: http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2008/08/poluio-das-guas-no-brasil.html

E não para por aí, pois ainda devido o crescimento urbano, diversas cidades não possuem um local adequado para estar despejando o esgoto doméstico, o que por sua vez, também acaba sendo lançado nas águas e afetando o ecossistema. E dentre isso tudo, pode-se destacar que o maior bem da humanidade esta sendo poluído, já que a água é a fonte principal de vida, para a sobrevivência dos seres vivos. 

Poluição Rural

Assim, como a zona  urbana afeta o meio ambiente, a rural não fica muito atras. E tudo isso devido as novas tecnologias, que estão sendo feitas. Elas aceleram o procedimento de coisas que deveriam acontecer de modo natural, para que o meio ambiente não fosse devastado é muito menos prejudicado tão rapidamente. 

Você deve estar se perguntando como tudo isso acontece, não é? Bom é simples, ela pode estar sendo diferida nos mananciais e solos. No manancial, ela afeta os rios, lagos e águas subterrâneas. E, é causada por influentes líquidos e resíduos sólidos originários dos resíduos domésticos, agropecuários e atividades agroindustriais. 

Procure sempre deixar as coisas acontecerem em seu tempo, assim, o meio ambiente agradecerá.
Ela vem sendo cada vez mais frequente, pois a cada dia que se passa, uma nova tecnologia e produto são lançados, com a intenção de fazer com que o produto “X” se desenvolva mais rápido. Porém, o que muitos não enxergam é o tamanho da agressividade que os mesmos, provocam ao meio ambiente.
Foto Divulgação
Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/poluicao-aguas-brasil/

E já a poluição dos solos pode estar sendo causada por origem orgânica ou inorgânica, assim, como o manancial, porém os efeitos causados, ao meio ambiente vai ser um pouco diferente. Nesse caso, ela vai acabar provocando alteração prejudicial as características naturais, como por exemplo: eventuais mudanças na estrutura física da terra e até mesmo fenômenos naturais.

>Atenção

Poluição sonora, prejudica os ouvidos, tanto humano como animal, que por sua vez, fazem parte do meio ambiente. 

A visual, pode atrapalhar o desempenho de alguma função e destrói a natureza para que possa ser feita.

A do ar, pode acabar com a respiração do ser vivo e também de muitas constituições do meio ambiente. 

A da terra, vai te impedir de ter um local seguro para morar, alimentos saudáveis para come, e ar para respirar.

E por fim, a da água. O ser humano é constituído de água, então se ela esta poluída e não pode mais ser utilizada. E o pouco que tem esta acabando, logo,  a raça do ser humano, vai ser instinta, assim, como os diversos outros seres da fauna e da flora.

Por tanto, pense bem no que esta fazendo com o meio ambiente. Cuide de quem te dá a vida e te alimenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.