Dia mundial da paz

No dia 1º de janeiro comemora-se o dia mundial da paz. Nesse dia as pessoas de quase todo o mundo, se vestem de branco, refazem a lista de desejos e metas a ser cumpridas durante o próximo ano, e pedem ao altíssimo muita paz interior e por todos os caminhos. E como ela se tornou uma celebração mundial, hoje em dia todos a chamam de réveillon, porém, o que poucos sabem é como tudo surgiu. E se você também não sabe, confira mais abaixo sua história.

História do dia mundial da Paz

Tal data surgiu por meio da Santidade, o Papa Paulo VI, e aconteceu pela primeira vez no dia oito de dezembro de 1967, quando ele convocou todos os homens de bem para poder celebrar essa comemoração. Porém, ela criou forças, devido no ano de 1968 ter acontecido diversas coisas ruins, tais como:

* A guerra do Vietnã, os assassinatos de Robert Kennedy e Martin Luther King, as lutas da população civil contra os modelos autoritários de governo, onde no Brasil foi instituído o AI-5, pelo presidente Costa e Silva, que nos dia de hoje e visto como um atentado a liberdade e outros.

Leve a paz adiante.
Dia mundial da paz.
Foto Reprodução

Contudo o primeiro tema proposto pela santidade foi o dá própria paz, tanto é que ele deixou um recado, dando assim, um significado a palavra. Mas a história não para por aí, pois por volta do ano de 1979, os tema mudaram e o Papa João Paulo II foi quem os escolheu, e desde então, ele firmou os seus propósitos até o ano de 2005, que foi quando ele faleceu. Todavia durante todo o período foram abordados cerca de 27 temas, sendo que foram lembradas as questões sobre: o respeito às crianças, a discriminação, desenvolvimento, solidariedade, conflitos mundiais, pobreza, educação, perdão, justiça, direitos humanos, dentre outros.

No mais, os anos vão se passando e cada ano que se renova, a santidade escolhida apresenta um tema novo e lembra a toda humanidade, o motivo de estar se comemorando esse dia. Enfim, para quem acha que tal dia, teve haver com religião, muito se engana. Apesar dela ser apresentada pelo catolicismo, a ideia inicial e pregar a união e o amor para com o próximo por todos os lugares, independente de raças, credos, cores e outros, ou seja, não é um intuito de indução, mas sim, de compaixão e paz.

Então, para que esse dia continue se propagando, deixamos aqui o nosso significado de paz.

A paz não é apenas um estado de tranquilidade para consigo mesmo, mas o amor e respeito com o próximo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.