Dias férteis Ciclo Menstrual

Ciclo Menstrual 

A menstruação é o descolamento do revestimento do útero. Ela pode estar sendo caracterizada pelo sangramento vaginal que ocorre entre  5 à 7 dias todos os meses. Ela marca os anos férteis da mulher que se inicia na primeira menstruação, chamada de menarca e dura até a menopausa ( período em que a mulher para de menstruar).

E quando a mulher fica menstruada, ela passa pelo famoso ciclo menstrual que é dividido em 3 fases determinadas por alterações hormonais que se repetem mensalmente. Normalmente o ciclo pode durar até 28 dias, mas é possível que varie entre 23 e 35 dias. Entretanto isso vai depender do organismo de cada mulher. 

Em alguns casos o ciclo menstrual pode ser irregular, fazendo com que a mulher não saiba ao certo quando ele chegará, o que não é bom pois gera desconforto e até mesmo ansiedade.

Esses casos irregulares podem acontecer no início da menstruação, ou seja, ele pode vir e depois não voltar no próximo  mês referente aos cálculos, no final de uma gravidez quando o ciclo ainda está voltando ao normal ou na menopausa.

Observação: mulheres que apresentam o ciclo  irregular possuem dificuldade para engravidar, pois não conseguem fazer o cálculo do período fértil com exatidão.

Ele pode estar sendo regulado por meio de medicação.
O ciclo menstrual pode variar de acordo com o organismo.
(Foto:Divulgação)

Fases do Ciclo Menstrual 

Fase folicular: começa no primeiro dia da menstruação e dura em média 12 dias.

Fase ovulatória: dura em média 8 dias, porém tem seu pico no 14º dia a partir do início da menstruação. Isso se o ciclo for de 28 dias.  

Fase lútea:  dura em média 10 dias. Ele é o  preparo do útero para o início da próxima menstruação.

Período Fértil

O período fértil feminino é o momento em que a mulher vai estar ovulando.  Tal período ocorre por volta do 14º dia, contando a partir do primeiro dia de menstruação, isso se for um ciclo de 28 dias. E para soma-lo é bem simples. 

Em um ciclo de 28 dias deve-se contar 14 dias a partir da última menstruação. Em meio a essa data deve-se prestar atenção nos três dias antes e depois dela, pois será o dia em que estará fértil nesse período. O que acaba possibilitando da mulher ter maiores chances de engravidar caso queira ou não se previna. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.