Diferença de poema e poesia

Há muito tempo as pessoas vem questionando sobre a diferença de poema e poesia. Muitas dizem que são a mesma coisa, já outros sabem que há uma diferença entre elas mas não sabiam responder. Para esclarecer a dúvida de milhares de pessoas, o Brasil blogado irá esclarecer esta dúvida e delineará a diferença de ambos. Vamos lá?

Poesia

Poesia, ou gênero lírico, é caracterizado pela composição de versos estruturados de forma harmoniosa ou não. Ou seja, ela é uma manifestação tanto de beleza estética, como a forma em que será usada pelo poeta por meio de declamação.

A poesia posiciona-se em tudo aquilo que comove, sensibiliza e desperta qualquer sentimento que há no homem. No mais, a poesia é uma forma de arte que inspira, encanta e expõe sua beleza.

Qualquer pessoa pode ser um poeta e fazer versos, porém poucos conseguem passar o sentimento e esconder a dor da verdade.
Poesia de Álvares de Azevedo (Foto:Divulgação)

 

Observação: algumas poesias são difíceis de compreender pelo fato delas denotarem de sentimentos dos quais somente o autor vivenciou. Mas se for analisada com cautela e sentimento, encontra-se o real significado da poesia em meio as palavras.

Poema

O Poema não é muito diferente da poesia quando declamado, porém ele é apenas uma parte da poesia. Ou seja, ele pertence ao gênero da poesia e sua apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou em prosa, tendo como finalidade a manifestação do sentimento e emoção.  Um poema pode possuir uma extensão variável e ao longo de seu contexto apresentar temas variados com enredos e ação. Mas que as palavras ali escritas possam sensibilizar o leitor.

O poema pode ser lírico, dramático ou de denotar outro gênero, mas tem que mostrar ao leitor que há emoção nas palavras. Por tanto, sempre que o poema não emocionar ao ser declamado, o mesmo pode ser que não esteja presente.

Diferenciação

Digamos que o poema é a ação e a poesia é a prova dessa ação em que ambos estão inseridos em verso.

Atenção: quando há poesia presente no texto podemos distingui-lo como poema.

Lembre-se, a poesia e o poema andam juntos,pois um complementa o outro, um é a ação e o outro a prova. Um é o sentimento e o outro o embalo e assim por diante, mas sempre carregado de emoção.

Deixe com que próximo possa sentir o seu sentimento, mostre por meio de palavras, aquilo que seu corpo físico, não consegue expressar, mais.
O poema sempre terá uma poesia introduzida em seu contexto. Mas ambos tem que ser embalados bela emoção. (Foto:Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.