Estrutura geológica da terra

A estrutura geológica da terra consiste na natureza das rochas, então no caso ela vai estar sendo analisada conforme a sua origem e também idade. E tudo voltado, para maneira como elas ficam dispostas. E para isso é necessários dividi-la em três tipos, que são as seguintes:  os crátons, as vastas superfícies que podem estar sendo recobertas de sedimentos e os dobramentos.  E assim, como a Terra é formada assim, o nosso querido Brasil, também é. Vejamos logo abaixo, o que cada um representa.

Os crátons são constituídos por blocos de rochas que são bastante antigas e que podem estar sendo divididos em escudos cristalinos ( quando as rochas são estão expostas) e plataformas (quando está coberta por outro material, que seja sedimentar . E pode-se dizer que são vários os minerais explorados nessa área, tais como: os escudos siberiano, guiano, patagônico e brasileiro. No caso, eles abrangem cerca de até 36% do Brasil, passando assim pelo São Francisco, Amazônia e São Luís.

As bacias sedimentares, nada mais  é do que depressões preenchidas por sedimentos, nas áreas em que possui maior altitude. Esse processo consiste desde as primeiras eras, e vem sendo modificado continuamente com o passar dos anos. E tais estruturas formadas por eles, podem estar sendo associadas a jazida de petróleo  carvão e também gás. E dentro do nosso país, ela pode abranger até cerca de 58%, constituindo assim, algumas das bacias mais importantes, tais como: a da Amazônia, Pantanal no Mato Grosso é muitas outras.

Já os dobramentos são constituídos por rochas menos resistentes, isso tudo devido ele ser afetado por intensos movimentos tectônicos.  E ele pode estar sendo dividido de duas maneiras, sendo assim os dobramentos modernos ( que foram responsáveis por formar as altas cadeias de montanhas) e pelos dobramentos antigos ( que foram causados por fatores internos e externos). Sendo assim, responsável somente por 08% da parte do território brasileiro.

> Fatores internos: placas tectônicas, vulcões e terremotos.

> Fatores Externos: água, vento e os seres vivos, que ali habitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.