Feridas na boca

Como a boca está vulnerável a ataques de infecções causadas por bactérias, vírus e fungos, de forma contínua, é comum que possa ser a cometida por alguma lesão na mucosa. Os micro-organismos presentes na boca podem agravar as lesões, bem como o contágio a partir do contato com outras pessoas, aumentando o risco de adquirir alguma doença grave como as DST’s e outros problemas referentes ao sistema circulatório.

lesão bucal
O tratamento precoce pode inibir a manifestação clínica bem como diminuir a duração das lesões.

Existem vários tipos de feridas e de enfermidades bucais, mas devem ser atentamente observadas pois variam de situações leves as mais graves. Cerca de um terço das pessoas de todo o mundo já sofreu ou sofre com lesões bucais, as mais comuns são o herpes simples, a leucoplasia, as aftas e a candidíase (sapinho).

Herpes simples
A herpes é uma doença contagiosa causada por variações do vírus Herpesvirus hominis (HVH), a sua transmissão geralmente acontece na infância, assim o vírus fica latente no organismo se manifestando ao longo da vida. Alguns fatores estão ligados diretamente a o surgimento do herpes – estresse, distúrbios gastrointestinais, gripes, temperaturas baixas, febre, infecções, resfriados, menstruação, gravidez, uso de corticoides e exposição excessiva ao sol.

Leucoplasia
Possui uma aparência esbranquiçada que surge na gengiva, na língua e no lado interno da bochecha. Em maioria dos casos, está associada ao tabagismo, e incluem também o uso de dentaduras mal ajustadas e dentes quebrados que acabam aferindo parte da mucosa da boca. Estudos apontam que 5% dos casos de leucoplasia se transformam em câncer, comprovada através de uma biópsia.

Aftas
São feridas de cor branco amareladas com contorno avermelhado que frequentemente aparecem nos lábios, língua, garganta e parte interna das bochechas. Essas pequenas lesões dolorosas costumam desaparecer aproximadamente em 1 a 2 semanas, quando surgem um pouco maiores, demoram a sumir. As aftas não são contagiosas, casualmente atinge pessoas em idade no período adolescente e adulto jovem, quando sofrem reações extremas do sistema imunológico.

Candidíase ou sapinho
Essa é uma infecção fúngica causada pela bactéria cândida albicans, criando uma pequena lesão dolorosa de cor branca, amarelada ou avermelhada localizadas nas superfícies mais úmidas da boca. O grupo de pessoas que mais adquirem o sapinho são aquelas que utilizam dentaduras, recém-nascidos e pessoas cujo sistema imunológico esteja enfraquecido.

Qualquer ferida que persista por um período superior a uma semana deve ser examinada por um médico especialista, um dentista ou dermatologista. Com a realização de exames e até mesmo a biópsia em que se retira parte do tecido para ser avaliado, pode ser encontrado a causa da ferida, estabelecendo portanto, o melhor tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.