Chocolate da espinha

 Muitas pessoas vivem reclamando de que foi culpa do chocolate, que ele é o responsável pelo surgimento das acnes, principalmente no rosto. Mas o que muitos desconhecem é que não há nada cientificamente comprovado de que o chocolate é o agente causador do aparecimento de espinhas.

Sabemos que a Acne é uma doença de pele. Acomete com maior frequência na adolescência, quando o nível elevado de hormônios sexuais causa o aumento da secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros nas costas e rosto. O surgimento da mesma, além da elevação hormonal, está associada a má alimentação. Lembrando que todo alimento consumido em excesso faz mal.

Chocolate1
Chocolate e espinha  (Foto:Reprodução)

Sabe-se que o chocolate é um alimento rico em gordura e açúcar, por isso facilita a produção das glândulas sebáceas.  O chocolate, não é o único alimento que pode ocasionar a produção das espinhas, qualquer tipo de alimento que possua gordura demasiada e açúcar pode dar o surgimento da acne. O distúrbio hormonal também é um dos principais fatores para o surgimento de espinhas, principalmente em mulheres que estão no ciclo menstrual.

Dicas:

  •  Mexa na espinha, pois pode provocar uma inflamação e deixar a pele manchada.
  •  Lave o rosto ao menos quatro vezes ao dia com sabonete sem álcool.
  • Evite comidas muito gordurosas e doces em excesso.

Tratamento das espinhas varia de acordo com o grau de inflamação do organismo e dos hábitos alimentares de cada portador. Nos casos mais comuns são indicados cremes ou gel. Já em alguns casos onde há inflamação, em que o quadro está mais grave, o tratamento é realizado por meio de anti-inflamatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.