Formação óssea do corpo humano

O tecido ósseo é um dos componentes responsáveis por proporcionar a sustentação do corpo dos organismos vertebrados. Tendo como a sua principal função à conformação anatômica do esqueleto, que dá aos seres vivos características fisiológicas em relação ao hábito de cada espécie.

A sua formação é composta por células e matriz óssea, material extracelular calcificado, podendo se dar em dois processos:

» Ossificação intramembranosa: responsável por originar os ossos chatos durante a formação do embrião, o crescimento e desenvolvimento dos ossos curtos fornecem o espessamento dos ossos longos;

» Ossificação endocondral: corresponde a ossificação que acontece durante a formação do embrião, formando primariamente um molde cartilaginoso, para depois mineralizar com a deposição de fosfato de cálcio.

Células componentes da ossificação

» Osteócitos «

Localizadas nas lacunas, cavidades presentes na matriz óssea.  A sua comunicação acontece entre os canalículos, trocando moléculas e íons pelas junções celulares ou de Gap. Seu formato é achatado, tendo em sua estrutura componentes como retículo endoplasmático rugoso, núcleo com cromatina condensada e um pequeno complexo de Golgi.

  • Função principal: Proporcionar a manutenção da matriz óssea.

» Osteoblasto «

Tecido ósseoFormação óssea do corpo humano

Possui alta capacidade de armazenamento de fosfato de cálcio, o que ajuda muito na mineralização da matriz. Se encontram lado a lado na superfície óssea, podendo se apresentar de duas maneiras: em alta atividade (possuem formato cubóide com citoplasma basófilo) e baixa ou pouca atividade (formato mais achatado, com menos basófilo). Quando os osteoblastos se encaminham para as lacunas, passam a ser considerados como osteócitos.

  • Função principal: Produzir a parte orgânica da matriz óssea.

» Osteoclasto «

Correspondem a classe das grandes células ramificadas e móveis. Sua estrutura possui vários núcleos, com citoplasma granuloso, poucos basófilos nas células jovens, vacúolos em algumas composições e acidófilos nas células mais velhas. Suas lacunas possuem o nome de lacunas de Howship.

Toda a sua formação apresenta prolongamentos vilosos, com uma zona citoplasmática ou zona branca em volta – estrutura rica em finamentos de actina e pobre em organelas.

  • Função principal: Promover a reabsorção óssea.

Tipos de osso

» Compacto: possui canais de Volkmann e de Havers, que abrigam os vasos sanguíneos e os nervos, não tem espaço medular, estando presente na maioria dos ossos longos e chatos;

» Esponjoso: são formados por várias trabéculas, com amplos espaços medulares. Sua estrutura porosa é responsável por abrigar a médula óssea, sendo bastante encontrado nos ossos longos e nos centros dos ossos curtos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.