Frutas com A

Existem diversas frutas no mundo, mas não conhecemos todas elas. E devido a isso, iremos abordar sobre as que se iniciam com a letra “A”. Atenção, as frutas que serão citadas tem sabores variados, podem ser consumidas ou não. É importante ficar atento nas características de cada uma delas.

Futas com “A”

* Abiu cutite: é de origem amazônica,  pertencente à família sapotaceae, popularmente conhecido como cutite, acara-uba, cortiça, banana-do-mato, juturuba, taturuba e abiurana.  A fruta tem cerca de 10 cm de diâmetro, casca lisa de cor verde quase amarelada e apresenta fissuras quando maduro. A  polpa é de cor  amarela, compacta e ligeiramente ácida.

*Acuri: é uma fruta difícil de ser encontrada, mas a mesma é nativa do Brasil, mas precisamente no estado do  Mato Grosso, porém pode ser encontrada também em outros estados. É uma uma planta que deriva da família das palmeiras. O interessante é que ela a água que pode ser utilizada como colírio.

*Açaí: a espécie no Brasil pode ser encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão e outros estados. O Açaí é um ótimo energético, mas tome cuidado porque ela também é muito calórica. Além disso é rico em proteínas, fibras, lipídios,  vitaminas C, B1, B2.

Faça uma vitamina da fruta e veja o quanto de energia que irá ganhar.
O açaí possui uma grande fonte de vitamina. (Foto:Reprodução)

 

* Abacate: é uma fruta nativa do México e algumas regiões da América do Sul. A  planta se desenvolve facilmente em solos leves, profundos e bem drenados, o mesmo pode ter mais de 500 variedades.

Ele possui um óleo que é muito bom para saúde, mas não em excesso.
O abacate é uma fruta muito popular, utilizada para fazer vitaminas e tratar do cabelo. (Foto:Reprodução)

 

O abacate tem casca de cor verde escura, sendo áspera e grossa em algumas ocasiões. Em seu interior, encontra-se a semente e a polpa da fruta que é retirada para fazer vitamina e tem também várias outras utilidades.

*Ameixa: sobre sua origem não há certeza e a mesma possui características diferentes. Essa fruta, se dá  na ameixeiraameixoeira ou ameixieira, no qual estão incluso no género Prunus da família botânica Rosaceae.

Ela possui o gosto doce e, e bem leve.
Ameixa (Foto:Reprodução)

A ameixa é redonda, possui uma pele de cor roxa ou vermelha. No interior da fruta há um caroço no qual este é a semente.  A cor na parte de dentro é amarelo mais puxado para o laranja.

* Acerola: também conhecida como cereja das Antilhas, devido a  origem, pertence à família das malpighiaceae. Ela é uma planta medicinal, rica em vitaminas A, B 12 e C.  Além disso conta  com sais minerais, ferro, magnésio e cálcio.

O suco dela é bastante nutritivo e recomendado para quem esta gripado.
Essa fruta é confundida com a seriguela por causa do formato e cor. (Foto:Reprodução)

Por fora a acerola é avermelhada quando madura e por dentro a polpa tem uma tonalidade alaranjada. O gosto varia do doce ao azedo. O ideal é preparar o suco do acerola.

*Amendoim: também conhecido como alentejo, pertence a uma planta da família fabaceae. O amendoim ajuda a perder peso, combate as doenças cardiovasculares e pode auxiliar na melhora da libido. Além disso ele possui vitaminas A, B 6, B 12, C e D. Também estão presentes em sua composição o ferro, cálcio e magnésio.

*Abacaxi: é uma fruta típica das regiões tropicais e subtropicais pertence a família bromeliaceae.  É rico em  vitaminas C, B1 e A. E fica ótimo quando servido como suco, sorvete, creme, geleia, bolo e outros.

Além dessas frutas ainda há outras como: 

*Abricó, Amanina, Abiu do cerrado, Alexia, Aboirana, Abutua-grande, Abricó-da-flórida, Ajuru-preto, Aguaí-guaçu, Achachairu, Aki, Amarula, Algodãozinho, Ameixa-da caatinga, Amapá, Anona lisa, Angá, Ajurú branco, Angúria, Araçá de anta,Araçá de anta, Amora-do Apuruí, Amora vermelha, Araçá pera, Acumã, Amora verde, Amora verde, Araçá de anta vermelha e Aboirana.

Ensine ao seu filho, quais são os estilos de frutas e como se escreve.
Frutas que iniciam com a letra “A”. (Foto:Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.