Vitamina melancia

No ramo alimentício é possível encontrar diversificados produtos naturais que ajudam muito a complementar a carga necessária de nutrientes que o corpo precisa para ter um bom funcionamento, como as frutas, sendo uma delas a melancia, que além de ser muito benéfica, possui um sabor delicioso.

Essa fruta, é originária da África (presumidamente do deserto de Kalahari), tendo uma estimativa da sua primeira colheita há aproximadamente 5.000 anos no Egito, onde era considerada como um alimento à vida e devido a isso, era colocada sobre o túmulo dos reis após sua morte.

Somente no século 10, após a melancia ter sido espalhada por todo o Mar Mediterrâneo, começou a ser comercializada na China, que é considerada atualmente um dos maiores produtores e consumidores da fruta, assim como os Estados Unidos. No Brasil, grande parte do seu cultivo se distribui entre os estados da Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás.

Nutrientes e benefícios da melancia
Melancia.
(Foto: Reprodução)

Variedade

Através de várias pesquisas, estudos e cruzamentos, novos tipos de melancias surgiram no mercado, que hoje conta com cerca de 300 variedades que se subdividem nas classes: com sementes, sem sementes, amarelas, vermelhas e mini, conhecida também como melancia baby.

Nutrientes

Devido aos nutrientes que a melancia possui em sua composição, vem sendo considerada por cientistas não somente como uma fruta do verão, que proporciona extremo frescor, mas também como um dos alimentos mais benéficos à saúde, principalmente em relação as duas taxas vitamínicas.

Os principais compostos encontrados nessa fruta são:

» Vitamina A: ajuda a melhorar a saúde ocular e a aumenta as ações de combate dos linfócitos, fortalecendo assim o sistema imunológico;

» Vitamina B6: ajuda na assimilação de proteínas, a normalizar as funções neurológicas, na formação dos glóbulos vermelhos e a na produção de anticorpos;

» Vitamina C: ajuda a proteger o corpo dos radicais livres e a fortalecer todas as estruturas do sistema imunológico;

» Potássio: mineral utilizado para manter o equilíbrio da quantidade de água presente em cada célula dor corpo;

» Licopeno: atuam no organismo como um antioxidante, protegendo as células de qualquer tipo de problema que esteja relacionado principalmente com o oxigênio;

Além de tanta carga nutricional benéfica, estudos mostram que a composição da melancia se dá por aproximadamente 92% de água, o que ajuda muito na hidratação dos seres humanos, que possuem mais de dois terços do seu corpo constituído desse elemento (H2O).

Outros benefícios constatados da fruta são que ajudam consideravelmente na prevenção de tratamento contra a diabetes, aos problemas cardíacos e as diabetes.

Considerações finais

O consumo da melancia é indicado para homens, mulheres, crianças, jovens, adolescentes e idosos. Além dos seus benefícios naturais, vem sendo uma das frutas mais utilizadas para perda de peso, isso porque uma fatia possui apenas 80 calorias e consegue proporcionar bastante saciedade e, também para aumentar a libido, pois produz o relaxamento e a dilatação dos vasos sanguíneos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.