Sobre a alimentação saudável

Considera-se como alimentação saudável/balanceada toda a dieta composta por carboidratos, fibras, proteínas, cálcio, gorduras, vitaminas de diversificados complexos além de outros minerais. Para se habituar ou até mesmo se manter em uma alimentação saudável é necessário fazer a elaboração de uma dieta bastante diversificada, onde estejam presente na mesma praticamente todos os tipos de alimentos da tabela nutricional, ainda levando em consideração os excessos alimentares, evitando a exclusão de alimentos.

É considerada como alimentação saudável, o tipo de alimentação equilibrada e balanceada (nutrição), a mesma tenha a capacidade de proporcionar as pessoas adultas o peso ideal, e proporcionar as crianças o desenvolvimento corporal adequado e também o desenvolvimento intelectual.

A alimentação saudável é de extrema importância para o desenvolvimento corporal e intelectual e também para a manutenção da saúde, auxiliando na prevenção de disfunções alimentares e até de algumas patologias, pois fortalece o sistema imunológico. Ressaltando que vários alimentos são utilizados no tratamento e também na prevenção de doenças especificas, muitos desses alimentos possuem propriedades medicinais (alimentos funcionais). Para manter-se uma alimentação saudável e balanceada é importante alternar e fazer variações nas alimentações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.