O que é alimentação saudável

A alimentação saudável e balanceada é uma dieta composta de fibras, carboidratos, proteínas, gorduras, cálcio, vitaminas de variados complexos além de vários outros minerais. Para se manter ou se habituar a uma alimentação saudável é necessário fazer a composição de uma dieta variada, onde estejam presentes basicamente todos os tipos de alimentos, considerando ainda os excessos alimentares e restringindo as exclusões de alimentos.

A alimentação saudável é a nutrição ou alimentação balanceada e equilibrada, que proporciona aos adultos o peso ideal, e proporciona as crianças o desenvolvimento corporal e intelectual. Adicionalmente, a alimentação saudável e balanceada envolve a escolha de alimentos para as refeições diárias, para ajudar a manter o peso ideal, e também para garantir a manutenção da saúde.

A alimentação saudável e balanceada além de ser importante para o desenvolvimento e para a manutenção da saúde, ainda ajuda a evitar disfunções alimentares. A implementação ou complementação de vitaminas é indispensável e necessária para que uma alimentação seja realmente saudável. É importante ressaltar que diversos alimentos são utilizados na prevenção e até no tratamento de doenças específicas ou ainda para melhorar de forma significativa os aspectos da saúde, esses são os chamados alimentos funcionais.

Para se manter em uma alimentação saudável é importante variar os tipos de cereais, de verduras, de carnes, frutas e legumes, alternando ainda as cores dos alimentos (os minerais e as vitaminas é que dão as variadas colorações aos alimentos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.