Furúnculo como tratar

O furúnculo nada mais é do que uma infecção cutânea, que envolve um folículo capilar inteiro e também o tecido de pele próximo a ele. Eles podem ser bastante comuns e na maioria das vezes, são causados pela bactéria Staphylococcus aureus, porém, também pode ser provocado por outras bactérias ou fungos na superfície da pele. 

Eles podem se acometer em qualquer parte do corpo, mas os locais, mais comuns, são: no rosto, pescoço, axilas, nádegas e coxas. E para que possa ser diagnosticado é necessário que o médico realize um exame de cultura, para mostrar estafilococos ou outras bactérias, que estão presentes ali. Contudo, ele pode se iniciar como um nódulo inchado, sensível e de cor avermelho quase que rosado, e com o tempo, ele vai ficando cheio, parecendo um balão de água ou até mesmo um cisto. Por isso que é importante ir ao médico para identificação do mesmo.  

No mais, os seus sintomas vão aparecendo, quando ele vai sendo preenchido com pus e tecido morto, e tende há aumentar quando drenado. E para identifica-lo em casa, basta analisar as seguintes coisas: 

. Seu tamanho que normalmente se inicia com o de  uma ervilha e logo depois vai se desenvolvendo a ponto de ficar até mesmo do tamanho de uma bola de golfe. 

. Se apresentar centros amarelados ou esbranquiçados (pústulas).

. Se unir a outro furúnculo ou se proliferar para outras áreas da pele.

. Se aumentar rapidamente.

. E também, se começar a vazar e encrostar.

E além disso, pode-se analisar alguns dos seus sintomas, que são: Fadiga, Febre, Mal-estar, Coceira e Vermelhidão na pele ou inflamação ao redor da lesão.

Não esprema de modo algum.
O furúnculo pode ser confundido com uma espinha. Tome cuidado!
Foto Divulgação
Fonte: http://cuidatusaludcondiane.com/abscesos-cutaneos/

Tratamento

Os furúnculos podem se curar sozinhos, logo após um período inicial, mas geralmente eles devem ser abertos e drenados, antes de sarar. E isso deve acontecer com ao menos duas semanas de antecedência.  E para que se aconteça o procedimento da drenagem é preciso ir ao médico, para que o mesmo possa estar o realizando.

No mais, o tratamento como um todo pode durar cerca de duas semanas, e durante esse período pode ser que ele volte no mesmo lugar ou não, e ainda provoque febre. E para que os sintomas sejam amenizados, pede-se que:

. Se faça compressas úmidas e mornas, para ajuda-lo a secar, e agilizar o processo de cura. 

. Que nunca o esprema e muito menos tente o abrir em casa, pois isso pode fazer com que a situação se agrave. 

. E que quando ele estourar ou for drenado, que continue colocando compressas úmidas e quentes na área.

Atenção: Os sabonetes antibactericidas e antibióticos são são de pouca valia  depois que o furúnculo já está formado. E os antibióticos orais ou injetáveis, podem ajudar em uma infecção mais grave, mas os mesmos só podem estar sendo receitados por um médico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.