Hidratação no verão

Com as altas temperaturas dessa época do ano, o verão, é importante que uma pessoa se mantenha hidratada ao máximo, a fim de evitar as consequências que surgem devido a desidratação. Com eventos de grandes ondas de calor, a tendência é que o corpo também altere sua temperatura, fazendo com que o organismo elimine uma quantidade maior de suor, como forma de defesa para manter a temperatura adequada.

hidratando o corpo
Uma pessoa precisa tomar no mínimo 8 copos de água por dia.

Essa atividade faz com que o corpo perca também uma enorme quantidade de água, juntamente com os sais minerais substâncias essenciais para o funcionamento de vários sistemas do organismo como o respiratório,  renal,  excretor, o coração, entre outros. Uma pessoa chega a eliminar cerca de 2,5l de água por dia através da respiração. transpiração, urina e fezes.

Para manter um organismo hidratado durante o verão, basta seguir as seguintes dicas:

  • ingerir água frequentemente sempre fresca;
  • ingerir outros líquidos como chás, sucos, água de coco e etc.;
  • consumir frutas e legumes frescos que são ricos em água, minerais e eletrólitos;
  • consumir vegetais crus, pois preservam maior quantidade de nutrientes.

Fazer refeições com o consumo de saladas de folhas verdes são ótimas opções para hidratação, pois são atribuídas de fibras, importantes para o funcionamento intestinal, possuem cerca de 95% de água e quase não tem calorias, ao máximo um número aproximado de 10.

alimentos
Frutas, verduras bem como os sucos naturais, auxiliam na hidratação do corpo.

Quando há muita perda de água e pouca reposição, o organismo pode entrar num processo de desidratação. Os sintomas leves são a constipação intestinal e diminuição no volume urinário, logo se sente os cabelos, os olhos e a pele ressecados. Mais gravemente se tem sinais de muito cansaço, desconcentração e de sonolência.

hidratando a pele
No verão pode abusar dos cremes hidratantes

No caso da hidratação da pele e importante fazer banhos rápidos e frescos, utilizando preferencialmente os sabonetes neutros que não retiram a hidratação natural da pele. Também é recomendável abusar dos cremes hidratantes, e dos filtros solares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.