História da copa do mundo

Início

Antes da Copa do Mundo existir, a Fifa reconhecia o país que era medalha de ouro, por meio dos Jogos Olímpicos. Porém em uma conferência em Amsterdã em 1928, o francês Jules Rimet, presidente da entidade máxima do esporte, anunciou que criaria um torneio à parte, criando assim a Copa do Mundo. 

No ano seguinte, numa reunião em Barcelona ele e a comissão  começaram a escolher qual país iria sediar tal evento. Acabaram escolhendo o Uruguai. Para chegar a essa conclusão, eles usaram dois critérios:

1 °. O fato de 1930 ser o ano do centenário da independência do país.

2°.  Devido a seleção celeste ter ganhado os dois títulos olímpicos seguidos em 1924 e 1928.

E para sediar todos os jogos da primeira copa, que aconteceu no ano de 1930, eles escolheram apenas três estádios: o Centenário,  Pocitos e também o Parque Central. Nessa época não houve eliminatórias, pois alguns países não tinham condições de estar bancando a viagem para tal evento.

O seu último jogo, foi contra a temida Argentina, porém, que levou a taça, foram, eles.
Uruguai, a primeira seleção campeã da Copa do mundo (1930). (foto:divulgação)

 

E o campeão da primeira copa do ano de 1930 foi o Uruguai. A seleção conseguiu tal feito vencendo a Argentina com o placar de:

  •  Uruguai 4 x 2 Argentina

 

Itália-1934

A copa do mundo seria realizado de quatro em quatro anos. E a próxima copa do mundo, de 1934 foi realizado na Itália. Os estádios utilizados foram Nazionale del PNF, Comunale Giovanni Berta, Municipale Benito Mussolini, Comunale Luigi Freitas, Del Littorialle, Calcistico di San Siro, Comunale Giorgio Ascarelli e por fim, o Del Littorio.

 Antes de 1934 houve eliminatória, cerca de 32 países pediram a solicitação para estar participando. E se teve um ponto em toda a história da copa que chama a atenção de todos foi que a Itália, única seleção até hoje que teve de disputar as eliminatórias. O sistema utilizado, foi o mata- mata, como os de mais torneios mundiais que ocorriam.

No início, era tudo muito complicado, pois os países tinham que se deslocar, para os de mais.
A anfitriã conquistou a copa do mundo de 1934. (foto:divulgação)

 

E a campeã do torneio foi a Itália que jogou sob pressão de seu técnico e também de toda a sua torcida. E para se ter noção do quanto os jogadores foram pressionados, por esse motivo, podemos citar o que havia escrito em um bilhete que foi enviado aos jogadores italianos antes do jogo contra Tchecoslováquia. Lá estava escrito “vitória ou morte”.

França-1938

Dessa vez não foi tão fácil conseguir um país para sediar a copa, no tanto que apenas três países se candidataram para sediar a copa. Isso se deve ao fato da Europa estar na beira da segunda guerra mundial. Porém, em uma reunião da Fifa, ficou decido que a França seria a melhor opção para sediar a copa. Outro fato para que a França sediasse o evento, pelo simples fato deles quererem homenagear: Jules Rimet e Henri Delaunay, que eram grandes dirigentes do evento. 

 A quantidade de estádios aumentaram, cerca de dez estádios. E quanto as eliminatórias, foi tudo muito bagunçado, pois alguns times foram boicotados, não precisando de participar das eliminatórias, outros achavam que tudo não era de boa expressão e os demais não possuíam condições devido os ares de guerra.

Mesmo em meio a toda bagunça e desordem do mundo, ela conseguiu fazer a diferença e levar o título para casa.
Em 1938 a Itália é bicampeã mundial. (foto: divulgação)

 

E o campeão desse torneio foi a Itália. E mais uma vez teve um bilhete que deixaram jogadores e comissão técnica preocupados, a ponto de se esforçarem ao máximo para poder levar novamente o título para casa.

Observação: devido a Segunda Guerra Mundial, duas copas não foram realizadas, sendo as de 1942 e 1946. Porém, ela teve de esperar mais um pouco para acontecer e totalizando com esses dois anos, as seleções tiveram de esperar cerca de dez anos para o evento retornar. 

Brasil- 1950

Pela primeira vez o Brasil é sede de um evento internacional. Porém, não foi bem como muitos esperavam, pois não houve muitas inscrições devido as condições em que muitas países se encontravam no pós-guerra. Então, as eliminatórias foram anuladas e cerca de 32 países disputaram o título nos seguintes estádios:

* Maracanã, Pacaembu, Ilha do Retiro, Independência, Durival de Brito e Eucaliptos.

Não foi dessa vez, que o Brasil, ganhou a taça em casa.
A celeste, como é conhecida a seleção uruguaia, calou o Maracanã após vencer o Brasil na final em 1950. (foto:divulgação)

 

E para a decepção do país do futebol, não foi dessa vez que a seleção canarinho levantou a taça. Pela segunda vez, mesmo que desacreditados,  o Uruguai venceu a seleção brasileira na final.

Suíça- 1954

 Após a segunda guerra, eis o primeiro país europeu a sediar a copa do mundo, a Suíça. Para conseguir ganhar o espaço de poder sediar uma copa, não foi tão difícil, pois os argumentos dos suíços foram bons. Os mesmos alegaram serem um dos únicos países a saírem ilesos da guerra.

Ela surpreende a Hungria e leva a melhor.
A Alemanha foi campeã da copa de 1954. (foto:divulgação)

 

E para os jogos, foram usados cinco estádios. Nas eliminatórias desse ano foram inscritos 38 países e dentre eles poucos desistiram. E foi nesse ano que, pela primeira vez o Brasil teve que jogar para conseguir a vaga e disputar o mundial. E onde no mesmo ano a Argentina não conseguiu  sua vaga.

Dessa vez quem levou a melhor foi a Alemanha que acabou pegando a seleção da Hungria.

Suécia- 1958 

A tomada da decisão pela Suécia em sediar a copa foi retomada há 10 anos anteriores pela Fifa, em uma reunião em Londres. Então nesse período não houve disputa. Os jogos ocorreram nos doze estádios suecos e a sua eliminatória contou com cerca de 53 inscritos, onde apenas cinco deles desistiram. 

E foi neste ano que a seleção brasileira levantou a sua primeira taça e consagrou os melhores jogadores dos tempos, Garrincha e Pelé. 

O Mundo conhece o rei do futebol- Pelé.
Seleção campeã em 1958. (foto:divulgação)

 

Chile- 1962

 A luta foi árdua para conseguir ser a sede dos jogos. Nesse ano, o país havia acabado de sofrer um terremoto e milhares de pessoas ficaram desabrigadas. Porém isso não fez com que Carlos desistisse de sediar a copa em seu país, pelo o contrário, fez com que ele tivesse mais forças ainda para lutar por isso, porém o diplomata não conseguiu ver o seu sonho acontecer, pois faleceu um mês antes da copa do mundo de 1962 no Chile. E devido a esse acontecimento lastimável, ele recebeu uma singela homenagem de seu país, que colocou o nome de um dos estádios voltado à ele, o Arica. 

Nas eliminatórias foram apenas 49 candidatos para disputar os jogos. Tudo isso resultou em um campeão, novamente a seleção brasileira. Porém, dessa vez, eles não puderam contar com Pelé que no segundo  jogo sofreu uma contusão.

Mesmo sem o rei, ele faz o seu show e ganha a copa.
Brasil bicampeão em 1962 no Chile. (foto: divulgação)

 

Inglaterra- 1966

 Dessa vez a escolhida para sediar a copa foi a Inglaterra. E para recepcionar os jogadores e todas as torcidas, ela contou com cerca de oito estádios. E enganas-se quem acha que o número de seleções diminui para as eliminatórias, pelo o contrário, fez foi aumentar chegando ao número de 71 seleções inscritas. Mas cerca de 20 países tiveram que desistir.

E para surpresa de todos, eis que surge o primeiro mascote da copa, o leão World Cup Willie. E ele era um representante do Reino Unido. Esse leãozinho vestia a camisa de um dos times com a frase: “world cup”, que quer dizer  “copa do mundo”.

Em meio a diversas mudanças, eles conseguiram levar a taça para casa.
Ingleses foram os campeões em 1966. (foto:divulgação)

 

México- 1970

 O país foi escolhido como sede pela Fifa em 1964 durante as Olimpíadas de Tóquio para sediar a copa. Ele conta com cerca de cinco estádios e em suas eliminatórias participaram cerca de 70 países, mas houve certas desistências. E o mascote mexicano foi o Juanito que vinha vestido com a camisa da seleção mexicana e um sombreiro na cabeça.

Nessa copa houve algumas mudanças no jogo, fazendo com que fosse usado pela primeira vez os cartões amarelos e vermelhos. E desta vez, pela terceira vez o Brasil leva o titulo de campeão do mundo. 

Mais uma vez, o rei e o Brasil, arrasam.
Brasil é tricampeão em 1970 no México. (foto:divulgação)

 

Alemanha Ocidental-1974

Demorou para que ela conseguisse o poder de receber o direito de sediar a copa do mundo, a final de contas ela vinha passando por um período de transformação no pós guerra. A Alemanha estava dividida e a Alemanha Ocidental acabou por sediar a copa de 1974. 

Os meninos representavam as duas Alemanhas.
Tip e Tap, Alemanha Ocidental 1974. (Foto:divulgação)

 

E a sua eliminatória contou com os melhores times, porém foi pequena. E como mascote, podemos dizer, que foi algo parecido, porém diferente, pois não foi apenas um mascote mas dois. Sim, dois meninos que eram chamados de Tip e Tap. Essa escolha foi feita pelo fato da Alemanha estar separada, uma era Ocidental e a outra Oriental. 

E em meio há tanto tempo sem participar, pode-se notar a garra que eles tiveram para ganhar todos os jogos e levar a taça para casa. 

Argentina- 1978

 Para que a Argentina ganhasse o direito de sediar a copa do mundo, ela teve que suar muito a camisa, a final de contas o país estava passando pelo período de ditadura. E os estádios que fizeram parte desse grande evento na época foram apenas cinco, sendo eles os seguintes: Monumental de Nuñez, José Amalfitani, Olímpico, Gigante de Arroyito, José Maria Minella e Ciudad de Mendoza. 

E nesse ano, as eliminatórias não contaram com os seus campeões, sendo apenas 16 seleções que participaram do evento. E eis que nessa copa, aparece o primeiro mascote da seleção argentina, Gauchito era o seu nome. Ele vinha trajado com camisa da Argentina e um chapéu na cabeça.

Os argentinos ficaram muito feliz, por sua vitória.
Argentina campeã em 1978. (foto:divulgação)

E assim como ganharam o direito de sediar a copa, também ganharam a competição. 

Espanha- 1982

Ela não teve nenhum problema para ser a sede da copa neste ano de 1982. Sendo assim, foram 14 estádios e suas eliminatória contaram com  uma surpresa, pois antes eram apenas 16 países que podiam participar dos jogos e dessa vez foram cerca de 24. 

O país fez por merecer a taça.
Itália em 1982. (foto: divulgação)

E em meio a todos o que se destacaram e levou a taça para casa foi a Itália, que se consagrou campeã pela segunda vez.  Mas a sua jornada até levantar a taça não foi tão fácil assim. A seleção italiana ela enfrentou ótimos times, tais como o Brasil. 

México- 1986

 E dessa vez a copa contou com cerca de doze estádios, sendo que um deles é o La Corregidora, em Querétaro, construído especialmente para receber a copa. E agora saindo desse meio e indo às eliminatórias, iremos encontrar os  melhores times e três novos países que ainda não haviam participado de exatamente nada sendo eles: Canadá, Iraque e Dinamarca.

Há quem diga, que o gol feito por Diego Maradona na final, foi feito com a mão, o que por sua vez, não é permitido.
Argentina em 1986. (foto:divulgação)

E o mascote que o representava dessa vez foi uma pimenta verde vestida com a camisa da seleção e um sombreiro.  Pois é, a taça foi para Argentina e junto com o mito do futebol argentino Diego Armando Maradona. 

Itália- 1990

Ano em que a copa já era esperada por todo o mundo. Pode-se dizer que  vários países paravam  cidades somente para assistir aos jogos. E a  Itália que ganhou o direito de sediar a copa, se apresentou com cerca de doze estádios para os jogos. E dentre os primeiros jogos, veio as eliminatórias que contou com times novos e a suspensão de alguns, devido as ações realizadas em jogos passados. 

Mas não foi isso que chamou a atenção do público, mas o seu mascote que era um boneco de lego com uma bola como cabeça, chamado de Ciao. Tal experiência não foi tão aprovada pelo público. Mas isso não fez tanta diferença pois não foram eles que ficaram com a taça. 

Bicampeã, mundial.
Alemanha em 1990. (foto:divulgação)

 

Estados Unidos-1994

Nesse ano, o país a sediar os jogos foi os Estados Unidos. E pela primeira vez, podemos dizer que a copa foi realmente um sucesso, pois a sua organização foi excelente. Porém, não foi dá mesma maneira no caso de sua seleção. Mas voltando aos assuntos técnicos, essa copa contou com cerca de oitos estádios e suas eliminatórias trazia consigo mais do que dois campeões mundiais. Logo podemos dizer que a disputa foi acirrada.

E algo que chamou a atenção além do campeão na época foi o seu mascote que era um cachorro vestindo o uniforme da seleção americana.  

O Brasil, apresenta ao mundo, mas um de seus craques, o Romário.
Brasil é tetracampeão mundial em 1994. (foto:divulgação)

Bom, nessa época os brasileiros já eram fissurados pela arte do futebol. E a cada ano que se passava ele só  reforçava o seu time com melhores jogadores. Nos pênaltis o Brasil venceu a Itália tornando-se tetracampeão mundial após vinte e quatro anos de jejum. 

França- 1998

Pela primeira vez, a França entrou na disputa para sediar os jogos com mais dois outros países e levou a melhor. Ela se apresentou com cerca de dez estádios, sendo que cada em cidades diferentes. Sua eliminatória trouxe consigo uma surpresa, pela primeira vez o número de participantes à disputar vagas aumentou.

Tristeza dos brasileiros.
França campeã em 1998 (foto:divulgação)

 

E dessa vez, o personagem a invadir o campo, foi o galo Footix,que trazia consigo as cores da bandeira francesa e  trouxe também muita sorte à seleção francesa que acabou sendo a campeã, vencendo a seleção brasileira. 

Coreia do Sul e Japão- 2002

Pela primeira vez dois países sediaram a copa do mundo simultaneamente, então ao todo podemos totalizar cerca de vinte estádios participantes, sendo que cada um se encontrava em uma cidade diferente. E a sua eliminatória aconteceu assim como a copa anterior.

 Como os demais, os seus mascotes chamaram bastante atenção do público. Eles eram três bonecos futuristas, sendo eles: os Spheriks, chamados Kaz (de cor roxa), Ato (de cor laranja) e Nik (de cor azul). Foram criados por meio de uma história ilusionista.

O povo brasileiro saiu nas ruas e comemorou essa vitória, como nunca visto antes.
Brasil é pentacampeão em 2002 (foto:divulgação)

 

 O Brasil foi campeão mais uma vez e  nesse ano, trouxe consigo craques que até hoje se destacam em meio as mídias e no campo. Enfim, o time contou com o apoio dos seguintes  jogadores: Ronaldinho Gaúcho, Ronaldo, Cafú, Lúcio, Roberto Carlos e Rivaldo.

Alemanha- 2006

Retornando à Alemanha os jogos contaram com cerca de 12 estádios diferentes e sua eliminatória foi diferente, pois pela primeira vez o atual campeão teve de disputar uma vaga para jogar o campeonato, mas isso foi até que fácil ao anfitrião. 

A final foi cansativa, mas tudo deu certo.
Itália é tetracampeã em 2006 ( foto:divulgação)

 O mascote que já havia sido escolhido, no caso o Leão Pille, ganhou um companheiro, uma bola falante, que chamou mais a atenção das criançada. E enfim, dessa vez o Brasil não ergueu a taça de campeão, mas sim a Itália que no lutou bravamente em cada etapa, até chegar na final contra a França. 

África do Sul- 2010

Primeira copa no continente africano. A  África do Sul  passou por uma disputa cerrada até que conseguiu o direito de sediar a copa. E devido a isso eles se preparam bem recebendo, as seleções em cerca de dez estádios. E já em suas eliminatórias foi tudo muito tranquilo, ela contava com todos os times que haviam sido campões em edições anteriores e também com outros que possuíam um belo histórico no futebol. 

 O mascote escolhido foi o Zakumi, um leãozinho simpático, que recebia as cores da bandeira brasileira. Porém, quem ergueu a taça foi a seleção espanhola,, pela primeira vez, vencendo a temida seleção holandesa.

Novamente para infelicidade brasileira, a copa, não foi deles.
Espanha campeã da última edição da copa do mundo em 2010. ( foto:divulgação)

Pois é, nos últimos jogos quem se saiu bem e conseguiu levar a taça para casa foi a Espanha. Isso tudo pode mudar neste ano de 2014, onde a copa, será sediada novamente no Brasil, país do futebol. E apesar do país não estar passando por um bom momento no cenário político e social, muitos tem a esperança acesa de que a taça permanecerá na casa da seleção que mais vezes ergueu a taça de campão. 

Boa Sorte Brasil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.