Instrumentos usados na capoeira angola e regional

Uma das artes que também pode ser considerado esporte, de origem brasileira e muito apreciado, é a capoeira. Trata de uma expressão cultural. Com essa mistura de arte marcial e música, a capoeira é também o cartão de identidade do Brasil no exterior.

A capoeira foi desenvolvida no Brasil pelos descendentes de escravos africanos, onde tem como característica principal os golpes, movimentos ágeis e complexos. Como se fizesse parte de um ritual, os golpes são iniciados com chutes e rasteiras ao ar. O lutador ou jogador ginga contra o oponente flexionando os joelhos para frente e para trás enquanto os braços executam o mesmo movimento. A roda é formada e cada capoeirista ministra seu instrumento enquanto canta. Aqueles que não tocam nenhum instrumento, acompanha o grupo no cântico e na batida rítmica das palmas.

O que diferencia a capoeira de outras lutas, é que os alunos não aprendem apenas a lutar ou jogar ( como se denomina em outras regiões). Aprendem a tocar instrumentos e cantar enquanto o duelo acontece. No tanto que, para ser um capoeirista, o individuo tem que aprender de tudo, desde o berimbau até a luta ou jogo. Enfim, outras expressões culturais que estão associadas a capoeira são o maculelê e o samba de roda,  apesar de terem significados e origens diferentes.

A arte de se envolver com  o som da música e golpes.
Créditos da Foto: http://www.routard.com/photos/bresil/14414-capoeira.htm

Instrumentos Musicais

Enquanto a luta ocorre, os outros capoeiristas catam e tocam os seguintes instrumentos:

. Berimbau –  Instrumento entrou na capoeira através dos escravos vindos da África.

. Pandeiros – O instrumento de origem árabe é feito de couro.

. Agogô ou Gã – Trata-se de um instrumento musical oriundo da África. Agogô ou Gã é composto de 2 ou até 4 campânulas de ferro ou 2 cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, folhas de flandres ligados entre si pelas vértices. É tocado com uma baqueta de madeira.

. Reco-reco, dikanza, raspador, caracaxá ou querequexé – O instrumento pode ser encontrado em  dois tipos. Sendo o primeiro em aço, o mais utilizado no Brasil e o outro de madeira, mais comum Angola.

. Atabaque – É um tambor cilíndrico ou cônico que possui uma das bocas coberta por couro de boi. O instrumento de origem árabe pode ser tocado com as mãos ou com duas baquetas.

. Berra-boi – Trata-se de um instrumento de designação folclórica muito comum no nordeste onde foi inserida nas rodas de capoeira.

. Viola – Instrumento de corda que ajuda a identificar o toque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.