Brasil Blogado » Curiosidades » Interferência da gravidade no corpo dos astronautas

Interferência da gravidade no corpo dos astronautas

Você sabe responder se a gravidade causa alguma interferência no corpo dos astronautas? Se não, leia este artigo e esclareça todas as suas dúvidas e saiba mais informações sobre o assunto.

     

Ao abordar sobre astronauta, nos remente as imagens imagens daqueles homens usando aquelas roupas,  flutuando em meio ao espaço, por causa da gravidade. E ao mesmo tempo, acha-se tudo muito maravilho, porém algo que muitos até hoje não se preguntaram é se a gravidade   traz alguma consequência no corpo.

Interferências sobre o corpo

A primeira coisa que se acontece ao chegar no espaço é a adaptação. O astronauta tem de se adaptar a gravidade zero, em seguida à força gravitacional de Marte e logo após, ao espaço, e por fim reaprender a sustentar a massa corporal quando voltar à Terra. Então, quando se chega no espaço, o corpo tende a flutuar.

 Acontecem diversas interferências no espaço como:

* O recebimento de oxigênio e a adaptação, alimentação e meios de fazer a higienização e evacuação intestinal, fora isso alguns astronautas relatam que sentem inflar as veias do pescoço, um pouco após saírem da atmosfera da Terra. O paladar e o olfato também ficam alterados e que os pulmões sofrem alterações, devido ao nível de oxigênio e sangue se modificarem.

Antes de irem para o espaço, os astronautas convocados, passam por um período de adaptação.

A gravidade tem o poder de fazer o corpo de uma pessoa flutuar.
(foto:divulgação)

 

 Se por acaso a viagem for muito longa, eles começam a sofrer de problemas psicológicos. Sendo que tal fator pode vir acontecer devido passarem muito tempo longe de suas famílias, companheiros, hábitos e outras razões especificas. Além disso, eles ainda podem sofrer de ansiedade, insônia, depressão e  tensão devido as adversidades que a equipe passa.

E quando retornam à Terra, também sofrem. Alguns ficam desordenados, não conseguem ficar de pé, ter equilíbrio, além de apresentarem um enfraquecimento nos ossos que podem acabar quebrando facilmente.  Em meio as pesquisas pode-se perceber que a vida dos astronautas não é nada fácil em meio as várias alterações. Mas claro que, antes de um astronauta ser mandado para o espaço, o mesmo passa por uma série de exames e treinamentos para que o corpo não sofra tanto quando estiver no espaço.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?