Madeira usada para tecla de pianos

O piano é um instrumento musical de cordas, pelo sistema de classificação Hornbostel – Sachs. A mesma teve a sua primeira referência publicada em 1711, no “Gionarle dei litterati d´Italia” por motivo de sua apresentação em Florença pelo seu inventor  Bartolomeo Cristofori. A partir deste momento sucede-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual.

O som é produzido pelas peças feitas em madeiras e cobertas por um material (geralmente feltro) macio e designados de martelos, e sendo ativados através de um teclado, tocam nas cordas esticadas e presas numa estrutura rígida de madeira ou metal. As cordas vibram o produzem o som. O piano sendo um instrumento de cordas percutidas por mecanismo ativado por um teclado, é semelhante ao clavicórdio ( instrumento de teclas usado desde o final da Idade Média, durante o Renascimento, Barroco e período Clássico) e ao Cravo.

E neste instrumento tão bonito, fino e simultaneamente forte, encontramos divisões, mas a parte que chama mais atenção é o teclado. A peça é constituída por 88 teclas, que estão subdivididas em sete oitavas mais uma terça menor. Os mais antigos contém 84 teclas sendo exatamente sete oitavas.

Lembrando que ele possui a armação e as cordas colocada, na posição horizontal.
Piano de Cauda (Foto:Divulgação)

Nas teclas iremos destacar as cores que são muito importantes na composição do instrumento: 

> Teclas Brancas – São feitas de madeira e marfim, elas regem o som das notas naturais que são (dó, ré, mi, fá, sol, lá e si). 

> Teclas Pretas  São chamadas teclas dos acidentes. Estas emitem sons em (dó ♯, ré ♯, fá ♯, sol ♯ e lá ♯ na ordem dos sustenidos, sendo que as correspondentes, serão ré ♭, mi ♭, sol ♭, lá ♭ e si ♭ na ordem dos bemóis). Os teclados são produzidos através da madeira de ébano. 

Para ser um bom pianista é preciso treinar bastante e ter um bom ouvido.
Teclas pretas (ébano) e brancas (marfim).  (Foto:Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.