O QUE É CARIDADE

Caridade nada mais é do que uma ação de ajuda a alguém que tem passado por necessidades financeira, alimentícia ou qualquer outro tipo, sendo que essa ação não gera nenhuma recompensa. Tem pessoas que praticam a caridade por gostar, por querer ajudar outras pessoas, porém alguns fazem o ato de caridade como forma de melhorar a imagem ou esperando reconhecimento da sociedade.

A caridade pode ser chamado de uma ajuda humanitária, tendo como fins o amor ao próximo, a bondade e a compaixão. Há pessoas que praticam a caridade como uma forma de ir para o céu, sendo uma pessoa mais bondosa para que Deus possa ver a sua ação e salvar.

Para a doutrina católica a caridade é uma das virtudes teológicas, que tem como significado um sentimento através de uma ação para o próximo a para si mesmo. Para cada religião e cada pessoa tem uma definição de caridade diferente, porém todas baseada na ajuda ao próximo.

Trechos bíblicos que relata sobre a caridade:

(Mateus 25:35-40)

35- Porque tive fome, e me destes de comer; tive sede, e me destes de beber; era forasteiro, e me acolhestes;

36- estava nu, e me vestistes; adoeci, e me visitastes; estava na prisão e fostes ver-me.

37- Então os justos lhe perguntarão: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

38- Quando te vimos forasteiro, e te acolhemos? ou nu, e te vestimos?

39- Quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos visitar-te?

40- E responder-lhes-á o Rei: Em verdade vos digo que, sempre que o fizestes a um destes meus irmãos, mesmo dos mais pequeninos, a mim o fizestes.

Através desta palavra podemos perceber que ajudar o próximo é uma forma de nos ajudarmos, de fazer para Deus, algo que todos deveriam fazer, não apenas quando ocorresse algo de extrema importância onde as pessoas necessitassem, mas no dia a dia, quando alguém bate a nossa porta ou ficam na rua pedindo um pedaço de pão, ou algo parecido. Dar esmola não é caridade, é apenas uma forma de contribuir para que a pessoa continue pedindo cada vez mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.