Perigos ao trocar um botijão de gás

Trocar um botijão de gás parece ser difícil, mas não é. Difícil mesmo é perceber quando ele não foi bem colocado ou lembrar que os equipamentos que o compõem, precisam ser trocados. Pois é, são os pequenos detalhes que vão fazer toda a diferença nesse quesito.

Então, atenção ás dicas que iremos passar.

Como trocar

A primeira coisa a se fazer é desligar a chave do botijão de gás, assim certifica-se que o gás não irá passar para o fogão. Feito isso, basta desenroscar a válvula e retirar o refratário vazio do local. Retirado, coloque o novo no lugar.

 

Com o botijão lacrado: pegue uma faca de cozinha,  de ponta e retire a tampa dele. Fiquei tranquilo que o gás não irá sair, isso só acontece há pressão no botijão.

Tome cuidado no momento em que estiver retirando a válvula, pois pode ser que a pressão feita por ela seja um pouco forte.
Não se esqueça de desligar a chave do gás. Foto Reprodução

Passado por esta etapa, pegue novamente a válvula e encaixe no mesmo buraco em que havia retirado do outro botijão. Encaixado, comece a gira-la, rosqueando, até que ela fique totalmente encaixado. Em seguida, pegue um pouco de água com sabão e jogue em cima do buraco onde enroscou a válvula.

Caso começar a borbulhar, dê uma apertada na válvula e verifique novamente. Se por acaso continuar, retire a válvula e comece o procedimento desde o início. E se o erro persistir, ligue para a empresa que te vendeu o gás e diga o que está havendo. Ela mandará um funcionário até a sua residência para verificar se o botijão de gás está com algum defeito e caso esteja, ela terá que trocar ou então terá de  devolver o seu dinheiro.

Atenção

Caso sinta o cheiro de gás vazando, mesmo que a troca tenha sido efetuada com sucesso, verifique as mangueiras. Elas tem data de validade e  segundo o INMETRO, elas só podem ser utilizadas por cinco anos. E se elas já tiverem passado desse período, troque-as.

Mantenha o gás em locais arejados e na sombra, pois evita o contato direto com calor ou ainda com qualquer outra coisa que possa vir a esbarrar nele. Enfim, recomenda-se também que ele fique do lado de fora da cozinha, mas ao tempo em um abrigo.

Esse teste pode fazer com que um acidente não aconteça.
Faça o teste dá água com sabão, antes de começar a usar o botijão de gás.
(Foto Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.