Próxima Menstruação

O método mais utilizado para saber quando será a próxima ocorrência da menstruação é denominado como Tabelinha. Este tipo de um método usa cálculos baseados na possibilidade da mulher poder engravidar em épocas diferentes do ciclo menstrual. Normalmente, a mulher passa pelo período fértil no meio do ciclo menstrual. Sendo assim, nos ciclos menstruais considerados comuns, que são de 28 a até 30 dias, o período de fertilidade seria decorrente entre o 12° 13º 14º até o 15º dia, sendo que o primeiro dia da menstruação é deve ser contando como dia 1º.

O método Tabelinha não é indicado e não deve ser utilizado como um método contraceptivo, pois normalmente, o mesmo é utilizado por mulheres que fazem um prévio planejamento familiar e pretendem engravidar. Portanto, se não a o interesse de engravidar, é indicado o uso de algum tipo de método contraceptivo, seja ele injetável, oral (anticoncepcional), adesivo ou método de barreira (preservativo) entre tantos outros que geralmente podem ser indicados pelo médico ginecologista. Veja a seguir algumas regras que auxiliaram no uso do método tabelinha.

Uma regra fácil e uma tabelinha que tem chance de dar certo é a seguinte:

  • • Em um calendário, sempre anote o primeiro dia da menstruação.
  • • Marque de uma determinada cor (de sua preferência) os dias em que poderá ter relações íntimas: contando sempre a partir do 1° dia da menstruação, após o 1° dia, a contagem pode ser feita até o 9º dia da menstruação.
  • • Marque de outra cor (de sua preferência) os dias em que não poderá ter relações íntimas: normalmente, do 10º ao 19º dia. Durante esses dias é indicado o uso do método de barreira (preservativo masculino ou feminino).
  • • Após o 19°, marque novamente no calendário a primeira cor escolhida, ou seja, a contagem se inicia novamente a partir do 20º dia. Essa marcação deve ser feita até a próxima menstruação.

Lembrando que o método tabelinha oferece resultados mais precisos, caso o ciclo menstrual da mulher seja regular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.