Tecido conjuntivo propriamente dito função

Os tecidos conjuntivos tem como função sustentar o corpo, serve também como meio para trocas de proteção e armazenamento de gorduras. Tudo isso deve-se ao conjunto de moléculas que  unem as células aos órgãos dando suporte ao corpo.

Origem

Sua origem vem do mesênquima (tecido embrionário), que se origina do mesoderme, no qual suas células dão origem as células do sangue, dos vasos sanguíneos e também dos tecidos musculares e são de suma importância para o desenvolvimento humano.

Curiosidade: algumas células desse tecido são produzidas no local e permanecem no mesmo tecido. Já outras habitam temporariamente e retornam ao local de origem. Um bom exemplo são os leucócitos.

Células

Suas células são, as seguintes:

* Fibroblastos;

* Macrófagos;

* Mastócitos, que por sua vez, possuem duas populações, que são: Mastócito do Tecido Conjuntivo e o Mastócito da Mucosa;

* Plasmócitos;

* Leucócitos;

* Células adiposas;

 

Cada uma possui a sua função.
Células do T.C.P. D.  (Foto Divulgação)

 

Constituição

O seu principal constituinte é a matriz extracelular, que é a união de diversas proteínas fibrosas. As fibras que compõem o T. C. P. D., são a de colágeno, reticulares e as fibras elásticas.

> As fibras de colágeno e as elásticas tem como função a formação de paredes dentro dos órgãos que acabam dando origem ao estroma dos órgãos, um tecido de sustentação.

> E ainda nas fibras elásticas, podemos encontrar função de oferecer resistência e elasticidade aos tecidos.

Substância Fundamental, que não pode faltar nele é a  viscosa, hidrofílica de macromoléculas e glicoproteínas, que se ligam às proteínas receptoras.

E tal diversidade de moléculas do T. C. P. D., acaba exercendo um papel importante na reserva de vários fatores que controlam a proliferação e diferenciação das células, trocas de nutrientes entre as células e os suprimentos sanguíneos.

Tipos de T. C.

Ele pode estar sendo encontrado de duas maneiras:

1° Tecido Conjuntivo Frouxo: preenchem os espaços vazios da pele e pode estar sendo caracterizado pela substância fundamental e fluido tecidual abundante, que abriga as células fixas do tecido conjuntivo.

Os dois se parecem devido ao seu componentes, mas possuem funções diferentes.
Conjuntivo – Frouxo e Denso. (Foto:Divulgação)

 

2° Tecido Conjuntivo Denso: é parecido com o tecido conjuntivo frouxo, pois possui quase que os mesmos componentes, porém ele possui mais fibras e menos células, o que acaba dividindo-o em regular e irregular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.