Badejo ao forno com alcaparras receita simples

Iniciaremos a matéria abordando um pouco sobre o prato. Para quem não conhece a palavra badejo, saiba que ela não é da família das bandejas, mas das carnes. Pois é, ela é um tipo de carne, não muito usado no dia-a-dia. Esta carne costuma ser mais vista no período de  páscoa. Devido a isso, decidimos apresentar a Badejo com uma deliciosa receita. Acompanhe!

Receita

Ingredientes

° 800 g de filé de linguado ou de badejo;
° 100 g de cebolas cortadas em fatias;
° 30 ml de azeite extra virgem;
° 20 g de alho bem picado;
° 01 lata de tomate pelati com suco;
° 30 g de alcaparras (já deixe ela no vinagre, espremidas e picadas);
° 15 g de orégano fresco ou seco;
° Sal  e pimenta-do-reino branca e moída, a gosto;

Regue bem o badejo.
Badejo ao forno com alcaparras e molho de tomate. (Foto:Divulgação)

Modo de Preparo

Aqueça o forno em 220ºC.

Molho:

Pegue uma panela, coloque cebola, azeite e leve ao fogo médio até que as cebolas comecem a dourar. Em seguida, adicione o alho e quando este começar a tomar cor, acrescente o tomate, o suco e também o sal. Misture bem os ingredientes e deixe no fogo médio por cerca de 20 minutos. 

Passado os 20 minutos adicione as alcaparras picadas, orégano, pimenta do reino branca moída e mexa por um minuto, aumentando a temperatura do fogo. Depois, retire do fogo o molho e vá para parte dos filés.

Filé:

Lave os filés de peixe e os enxugue com cuidado  no papel-toalha. Pegue uma refratária e coloque uma colher de sopa do molho no fundo. Logo após passe os filés de peixe na panela com o molho, virando-os de lado e transporte para refratário colocando-os um ao lado do outro. Feito isso, leve ao forno já  pré-aquecido e deixe por cerca de sete minutos.

Sirva imediatamente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.