Formas de conhecimento senso comum

A palavra senso pode ser pequena, porém a sua complexidade é grande. Para alguns o senso nada mais é do que o ato de racionar, apreciar e julgar. Porém, se colocado de modo a ser, um senso comum,  vai ser uma resultante da herança de um grupo social e das experiências atuais que continuam sendo realizadas. 

No mais, ele descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, assim ele não precisa de uma investigação detalhada para que seja julgado como verdade. Enfim, é um tipo de conhecimento que se acumula no cotidiano e que pode estar sendo baseado nas tentativas e erros durante o percurso da vida.

Formas de Conhecimento

As formas de conhecimento serão claras, ou seja, elas serão o que se aprende no decorrer da vida, seja por meio de uma herança, de um grupo onde vive ou por meio de relações com pessoas. 

O senso comum, ajuda a definir esse tipo de questão.
Dizem que a manga com leite faz mal, mas porquê que existem vitaminas com os dois alimentos?
(Foto Divulgação)

 A espontaneidade de ações relativas aos limites do conhecimento de um individuo ou de um grupo pode passar de geração para geração e visto de modo simples, a sua forma vai se dar de modo em que as pessoas agem no cotidiano.

Atenção: há pessoas que confundem senso comum com crença. Lembre-se que o Senso comum é aquilo que aprendemos em nosso dia-a-dia, não é uma atitude tomada em si mas uma concepção e a perspectiva criada por outra, tendo em vista que o ato de agir e pensar tem raízes culturais e sociais.

 A crença é algo em que se acredita e que as vezes pode ser comprovada cientificamente ou não, mas que não passa apenas de algo que um dia foi dito e válido por quem acredita. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.