Como se preparar para o Enem 2015

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação, com objetivo de verificar o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. E além disso, de também ajudar os alunos, que participarem do exame, a conseguir uma vaga na universidade ou faculdade.

A inscrição dele, pode ser feita por meio do portal do ministério da educação. No mais, para participar é preciso se encontrar no ensino médio regular ou ainda estar cursando algum tipo de atividade escolar. Enfim, a inscrição possui taxa de isenção para aqueles que necessitam, porém é necessário a sua comprovação.

O que tem na prova

Ele é composto por quatro provas de múltipla escolha, sendo que cada uma possui cerca de 45 questões cada, e uma redação. Sendo assim, é necessário que o estudante esteja preparado, para realizá-lo. E dentre as provas pode-se encontrar:

* Ciências Humanas e suas Tecnologias, que vai trazer consigo, questões de: História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

*  Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que vai trazer consigo, questões de: Química, Física e Biologia.

* Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, que vai trazer consigo, questões de: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).

* Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação.

* Matemática e suas Tecnologias, que vai trazer consigo, questões de: Matemática (Geometria e Álgebra).

E no caso da Redação o aluno terá que demonstrar cinco tipos de competências, sendo assim: 

* Ele terá que demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita.

* Saber- selecionar, relacionar, organizar.

* Terá de interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

* Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

* E por fim, demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação, que apresentou, mediante ao tema abordado.

Faça sua inscrição e concorra a chance de ingressar em uma faculdade.
Exame Nacional do Ensino Médio.
Foto Divulgação

Como se Preparar

Como o Enem é um exame bastante disputado é possui duas etapas, o aluno deverá que ter bastante empenho no estudos, para que consiga uma boa média. E para isso, ele tem de se organizar, tirar uma parte do dia,  para que possa estudar todas as matérias, que não sabe e que vão estar dentro do questionário da prova.

Dica: E o indicado de tempo que se recomenda para isso é que se retire duas horas de estudo para cada matéria, pois assim, ela pode ser estudada com calma e a fundo.

No geral, o aluno poderá encontrar o conteúdo que deve estudar no portal do enem. E para que haja uma boa preparação, ele pode estar montando grupos de estudos, ou ainda, fazendo cursos preparatórios para área. Enfim, o máximo de desempenho que ele impor dentro do espaço de tempo que tiver, vai ser bom, pois assim, conseguirá alcançar o resultado desejado.

Dica: Estudiosos apontam que é melhor estudar de tarde ou a noite do que de dia. E que retirar uma soneca de 15 minutos entre os intervalos, ajuda a descansar e a memorizar o que foi estudado.

No mais, algumas das matérias que poderão estar sendo abordadas no exame de 2015, são:

– Português: Concordância, Verbo, Pronome, Sintaxe,e Morfologia.

– Matemática: Geometria, Trigonometria, Funções, Matemática Comercial e Números Reais.

– Biologia: Citologia, Reprodução Humana, Embriologia, Genética, Evolução e Ecologia. 

– Literatura: Texto Poético, Literário, Estilos de Época, Poesia, Modernismo, Neoclassicismo e outros.  

– Física: Cinemática, Mecânica, Vetores, Dinâmica, Hidrostática, Gravitação, Óptica e Física Moderna.

– Química: Química Orgânica, Química Inorgânica, Equilíbrio, Biomoléculas, Polímeros, Acidez e Efeitos Poluentes.

– Geografia: Noções de Cartografia, Ambiente Físico, População, Agricultura, Recursos Naturais, Questões Ambientais, Comércio, Transporte, Divisão Regional Brasileira e Nova Ordem Mundial.

– História: Crise do Sistema Feudal, Crise do Sistema Colonial no Brasil, Sistema Colonial nas Américas Inglesa e Espanhola, Brasil de 1889 a 1930, República Nova e Brasil de 1985 até aos dias atuais, ou seja, globalização.

Como entender a nota do enem

Muitos candidatos sentem dificuldade em somar a sua nota, logo depois de terem feito o exame nacional de educação do ensino médio o ENEM. E isso acontece pelo um simples fato: as notas desse exame, são somadas pelo grau de dificuldades e não pela quantidade de acertos. Então o candidato nunca saberá quanto tirou logo após fazer a prova. Ele terá de esperar o resultado sair, para que depois, descubra como se saiu.

Tal método de analise de questão é chamado de Teoria de resposta ao item, que é representado nos dias de hoje, pela sigla: TRI. E o mesmo não é utilizado no quesito redação. A nota de cada redação é dada pela instituição que escolheu. Ela pode estar indo de 0 a 1.000 é no caso de ter ido com zero, pode ser que encontre apenas um traço, no local da nota ou ainda escrito: anulada. Isso também pode acontecer com a prova inteira, no caso de esquecer de marcar no caderno de respostas, qual era a cor que o identificava. Pois é por meio dele, que é feita a analise de correção.

Como entender a nota do enem01Assim que o resultado for lançado no portal, ele terá de utilizar a sua senha e número de cadastro de pessoa física para ter acesso a nota. Feito o login, ele irá até a nota do candidato e lá terá o percentual de sua nota. A média é 500, caso ele tenha tirado abaixo disso, ele foi mau na prova, mas se tiver sido ao contrário, saiba que ele se saiu bem, que basta aguardar para saber se ele foi aprovado, para passar para próxima etapa e enfim, ingressar em uma universidade ou faculdade.

Ele poderá está fazendo a sua inscrição na universidade assim, que o SiSu- Sistema de Seleção Unificada, fizer a liberação. Ela pode está sendo feita pelo site que está sendo descrita logo a seguir ou então, se tiver com todas as documentações em mão, que prove, que teve a pontuação necessitada, pode estar indo até o local escolhido e fazendo isso, pessoalmente.

> SiSu: http://sisu.mec.gov.br/.

Como recuperar o numero de inscrição do ENEM

Se tiver sumido o seu número de inscrição e queira o recuperar e bem simples. Basta estar acessando o site do INEP-  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e clicar no quesito, consultar o número de inscrição. Feito isso digite todas as informações que estão sendo pedidas e aguarde alguns instantes, que eles lhe passaram toda a informação necessária, sobre você.

> INEP: http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

> Consulta de número, de inscrição:

http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

Como funciona o ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), tem como objetivo analisar o desempenho do aluno, do ensino médio. E para isso eles aplicam uma prova, com duas etapas, contendo 45 questões sobre a atualidade e também sobre as matérias que são aprendidas no decorrer do ensino médio. Fora as questões os candidatos também devem fazer uma redação. E o tema dela, nunca é apresentado com antecedência, porém para que possa se ter uma noção básica, de quais são os temas, que podem estar caindo, basta estar atento  nas atualidades e polêmicas.

E caso o aluno, consiga alcançar uma certa média, ele pode estar escolhendo um curso de graduação, para estar se inscrevendo e participando. Mas caso o contrário, ele terá de tentar pelo método normal, que é o vestibular. E para fazer a inscrição do Enem é bem simples, basta estar acessando o site, que está sendo descrito logo mais abaixo. Enfim, ele funciona como um vestibular, tem as questões a redação, porém uma finalidade um pouco diferente.

http://www.enem.inep.gov.br/

Feito o cadastramento, o aluno recebe um número de inscrição e por meio dele, ele pode estar: acompanhando os resultados obtidos na avaliação e fazer a inscrição na instituição escolhida, caso tenha alcançado a média. E pode estar participando de outros programas educacionais, como: o SISU e o Prouni,  que exigem, que o candidato, tenha realizado a prova desse meio. E para isso eles pedem esse número, como confirmação. Então é sempre bom estar guardando os comprovantes ou então anotando todos os  dados dessa área, para que mais tarde não fique preocupado e sofra com as consequências.

Como fazer uma boa redação para o Enem

Enem
Redação ENEM

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova realizada pelo Ministério da Educação do Brasil. Ela é utilizada para avaliar o desempenho do ensino médio do país.

Tem como objetivo proporcionar o acesso a uma vaga nas universidades; a prova também pode ser feita por pessoas que possuem interesse em uma bolsa integral, em uma faculdade particular; porém ela será mediada pelo o Prouni (Programa Universidade para Todos) ou pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). E para concorrer a vaga, ou a bolsa é preciso obter uma nota máxima exigida.  Tal exame é realizado uma vez por ano, possui 180 questões é uma redação.

Redação do ENEM

A redação que é bem diferenciada dos vestibulares; pois ela tem como objetivo, que o participante possa expor suas idéias como cidadão. Então quase todos os temas estão voltados para a realidade em que a sociedade brasileira, vive no exato momento.

O Estudante que irá fazer a prova do Enem  possui as seguintes opções: a redação argumentativa e a dissertativa. Tais opções permitem ao mesmo, elaborar uma tese voltada ao tema e defende- la. E, como toda e qualquer redação, e prezado a concordância verbal, a coerência, os dados e suas fontes.

E para, que o participante  esteja preparado, para elaboração da redação ele precisa: treinar, conhecer bem os temas que estão sendo discutidos na atualidade, deve se aprimorar na escrita, procurar não fugir do assunto pedido, ter o hábito da leitura, não desrespeitar os valores (morais, humanos, culturais e econômicos); deve usufruir ao máximo de todas as linhas ali presentes para o desenvolvimento do texto; e não fazer desenhos nem rabiscos na folha principal.

Como elaborar a redação

RedaçãoNo momento em que o participante estiver fazendo a redação da prova, a primeira coisa que, ele deve fazer é ler atentamente o tema da redação, e os textos; para que ele possa iniciar a sua introdução e desenvolver o assunto.

Fazendo isso ele, poderá escolher o tema que no qual mais se identifica, para prosseguir com a sua linha de raciocínio. E essencial que não se prolongue muito a introdução, para que não fique cansativo ao leitor.

  • Dica: Leia atenciosamente também as questões da prova, pois nela podem conter informações importantes, que podem auxiliar.

Na segunda parte da redação vem o desenvolvimento; ele  deve ser bem elaborado, pois ali terá que conter os seus argumentos, dados e abordagens que defendam a sua tese. Nessa parte da redação é essencial que o participante, deixe bem claro o seu ponto de vista.

  • Dica: Identifique o tema que você possui mais conhecimento; passe as suas idéias para o rascunho e leia para ver se ficou coerente. Faça um paragrafo para cada assunto; verifique se as ideias fazem sentido, assim a redação, não ficará bagunçada. 

Ao concluir, seja breve; retome todas as idéias que expôs no inicio da redação, no caso, na introdução; junto com a justificativa maior que defenderá a sua tese e termine propondo a solução para o problema caso tenha.

  •   Dica: Tente sempre propor o melhor caminho para a tese defendida.

Logo após concluir a redação; reúna  todas as partes. Refaça novamente outro rascunho com ela complete; leia, corrija os erros ortográficos e veja se possui total coerência. E não se esqueça de respeitar o limite de linhas.

Nota de corte Enem 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio, que desde o ano de 2004 tem garantindo vagas para cursos superiores, ainda vem sendo muito almejado pelos candidatos, mesmo porque, a maioria dos participantes utilizam a nota da prova como importante passaporte para cursarem o ensino superior. A partir da nota estabelecida pelos padrões do Enem, pode-se realizar a inscrição no Prouni- Programa do governo que garante as vagas em instituições privadas e também em universidades.

Em 2012, as provas que acontecem em dois dias, aconteceram nos dias 3 e 4 de novembro, contabilizando cerca de 5,7 milhões de inscritos. Embora seja uma porta de entrada para o curso superior, o candidato precisa alcançar a média determinada pela organização do exame, ou seja, a nota de corte da mesma. Essa meta serve para avaliar os conhecimentos dos alunos, bem como estipular um padrão de nota para oferecer a oportunidade de inscrição dos demais programas que são vinculados ao Enem.

As notas do Enem 2012 já foram divulgadas.
Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem 2012.

Diferente do ano de 2011, a nota de corte do Enem 2012, teve um aumento de 50 pontos para cada área de conhecimento, totalizando 450 pontos, ao contrário do valor estabelecido anteriormente que era 400, e a nota mínima para a redação será de 500 pontos. O candidato precisa obter cerca de 400 pontos na média das cinco provas do Enem 2012, que inclui áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias , Linguagens e códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Lembrando que a nota da redação também não poderá ser zerada. Para facilitar o entendimento da nota das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicou as notas máxima e mínima para cada uma das disciplinas que foram cobradas no exame e a redação. Com essas médias, o candidato consegue de maneira simplificada, entender o nível de acertos que conseguiu nas questões. Veja na tabela a notas de corte:

Ciências Humanas e suas tecnologias – Mínima: 295,6 Máxima: 874,9
Ciências da Natureza e suas tecnologias – Mínima: 303,1 Máxima: 864,9
Linguagens e códigos e suas tecnologias – Mínima: 295,2 Máxima: 817,9
Matemática e suas tecnologias – Mínima: 277,2 Máxima: 955,2
Redação – Mínima:0 Máxima: 1000

As notas do Enem 2012, já estão disponíveis no site oficial – http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Para fazer a consulta, basta informar o número de inscrição ou do CPF, além da senha cadastrada para adentrar no sistema. Se acontecer perda senha, há ma opção na página para recuperação da mesma. Já o espelho da correção da redação, está previsto para ser divulgado em fevereiro próximo, no próprio site do Inep.

Tema que pode cair na redação do enem 2012

Enem, Exame Nacional do Ensino Médio, estudantes de todo o país podem participar para concorrerem a chances de ingressarem em faculdades de todo o Brasil, os melhores colocados cursam um ensino superior sem efetuar nenhum pagamento todos os custos são por conta do governo.

Muitos sites e revistas divulgam as matérias mais prováveis de cair no enem, os alunos que desejam ingressar em uma faculdade de ensino superior devem ficar atentos quanto ao calendário das inscrições, provas e resultados, mas os locais das provas serão divulgados no site do INEP. Para tirar todas as suas dúvidas e ficar por dentro do calendário do Enem tenha mais informações no site  portal.inep.gov.br

Para se manter preparado para a prova do enem é necessário se manter bem informado quanto as notícias do mundo, acontecimentos, fatos que marcaram e estão marcando a história do país, todas as notícias podem virar tema da redação do enem 2012.

Veja algumas propostas de temas de redações que poderão cair na prova do enem 2012;

-Por que causas, o jovem tem se mobilizado atualmente no Brasil?

-Legalização da Maconha

-Ascensão Feminina

-União Civil de Homossexuais

-Questões Ambientais

-Construção de usinas hidrelétricas na Amazônia

-Qual a influência do efeito do Bulling na vida de uma criança

Para elaborar uma boa redação não use parágrafos longos seja o mais claro possível, evite o uso de vocabulários como gírias e palavras incompletas, não se exponha no contexto do tema, evite linguagens como ”eu acho”, ”eu penso”, use a linguagem culta, invés de repetir a mesma palavra muitas vezes use os sinônimos delas. Obedeça a resolução do texto conforme a proposta apresentada. Faça uma boa redação e suas chances podem aumentar.