Nota de corte Enem 2012

O Exame Nacional do Ensino Médio, que desde o ano de 2004 tem garantindo vagas para cursos superiores, ainda vem sendo muito almejado pelos candidatos, mesmo porque, a maioria dos participantes utilizam a nota da prova como importante passaporte para cursarem o ensino superior. A partir da nota estabelecida pelos padrões do Enem, pode-se realizar a inscrição no Prouni- Programa do governo que garante as vagas em instituições privadas e também em universidades.

Em 2012, as provas que acontecem em dois dias, aconteceram nos dias 3 e 4 de novembro, contabilizando cerca de 5,7 milhões de inscritos. Embora seja uma porta de entrada para o curso superior, o candidato precisa alcançar a média determinada pela organização do exame, ou seja, a nota de corte da mesma. Essa meta serve para avaliar os conhecimentos dos alunos, bem como estipular um padrão de nota para oferecer a oportunidade de inscrição dos demais programas que são vinculados ao Enem.

As notas do Enem 2012 já foram divulgadas.
Mais de 4 milhões de estudantes realizaram as provas do Enem 2012.

Diferente do ano de 2011, a nota de corte do Enem 2012, teve um aumento de 50 pontos para cada área de conhecimento, totalizando 450 pontos, ao contrário do valor estabelecido anteriormente que era 400, e a nota mínima para a redação será de 500 pontos. O candidato precisa obter cerca de 400 pontos na média das cinco provas do Enem 2012, que inclui áreas de Ciências Humanas e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias , Linguagens e códigos e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias.

Lembrando que a nota da redação também não poderá ser zerada. Para facilitar o entendimento da nota das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), publicou as notas máxima e mínima para cada uma das disciplinas que foram cobradas no exame e a redação. Com essas médias, o candidato consegue de maneira simplificada, entender o nível de acertos que conseguiu nas questões. Veja na tabela a notas de corte:

Ciências Humanas e suas tecnologias – Mínima: 295,6 Máxima: 874,9
Ciências da Natureza e suas tecnologias – Mínima: 303,1 Máxima: 864,9
Linguagens e códigos e suas tecnologias – Mínima: 295,2 Máxima: 817,9
Matemática e suas tecnologias – Mínima: 277,2 Máxima: 955,2
Redação – Mínima:0 Máxima: 1000

As notas do Enem 2012, já estão disponíveis no site oficial – http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem. Para fazer a consulta, basta informar o número de inscrição ou do CPF, além da senha cadastrada para adentrar no sistema. Se acontecer perda senha, há ma opção na página para recuperação da mesma. Já o espelho da correção da redação, está previsto para ser divulgado em fevereiro próximo, no próprio site do Inep.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.