Fatos mais importantes durante os 33 anos de Jesus Cristo

Para maiores relatos, leia o evangelho.

O leitor deve estar atento que é difícil de traçar uma linha sobre o perfil biográfico de Jesus Cristo, pelo simples fato dos principais documentos escritos sobre sua vida “os Evangelhos”, terem sido produzidos por seus discípulos, com objetivos pastorais e doutrinários, ou seja, eles não possuem um compromisso com o registro histórico, dentro do âmbito científico, como se pede nos dias de hoje. Sendo assim, vamos passar a vocês- leitores, o que é relatado em meio as escrituras feitas pelos seus seguidores. Acompanhe!

Vida de Jesus Cristo

Jesus, filho do carpinteiro José e de Maria, nasceu nos arredores da Palestina, provavelmente no ano 6 a.C., ao final do reinado de Herodes Antibas, quando Roma dominava a Palestina, porém ainda não existe nada certo que comprove a data de seu nascimento, apesar dela ser comemorada no dia 25 de dezembro, juntamente com a festa natalina, para alguns países. Contudo, segundo o evangelho de Lucas, a sua história começou quando o anjo Gabriel apareceu na casa de Maria, em Nazaré, e anunciou que ela daria a luz a um futuro rei, e que ele era “Filho de Deus” se chamaria Jesus.

E como Maria era prometida a José, mas ainda não havia se deitado com ele, o anjo anunciou que o filho seria concebido pelo Espírito Santo, ou seja, ele viria de uma ação divina, sem explicação, é assim, foi feito. No mais, ele  nasceu em Belém porque na época, o imperador Augusto obrigou seus súditos a se registrar no primeiro censo do império, ou seja, todos deveriam retornar à cidade de origem para se alistar. Prosseguindo com sua história, quando ele nasceu, os reis magos, seguiram uma estrela que os conduziu à Belém, e chegando lá eles o abençoaram e presentearam.

Para maiores relatos, leia o evangelho.
Sua vida não foi muito relata, apenas seus ensinamentos.
Foto Reprodução

Todavia, Jesus foi levado pela família para o Egito, em seguida foi morar em Nazaré, na Galileia, onde foi criado e viveu sua infância e adolescência. E seguindo com sua caminhada, pode-se dizer, que até os 12 anos de idade, ele não teve nenhum marco importante, sendo assim, somente quando ele desapareceu, em uma volta para sua cidade, e que seus pais os pegaram discutindo com os sacerdotes, sobre teologia. E prosseguindo, até os 30 anos de idade, que  foi quando ele começou sua pregação,  e a realizar curas e exorcismos, frente ao público, e que se pode dizer, que sua vida em meio a divindade começa a ser marcada.

Tanto é que ele se fez por batizar, por João Batista nas margens do rio Jordão e depois disso, começou sua peregrinação, viajando assim, para Galileia, onde encontrou seus primeiros seguidores (discípulos), que  foram pescadores do lago Tiberíades. E foi em meio a sua viagem, que ele ficou sabendo da morte de João Batista, que hora, tinha sido ordenada pelo Rei Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, devido desobediência ao 10° mandamento, e então, ele  retiro-se para um lugar deserto, fazendo assim, com que o povo, que o seguia saísse em sua direção. E logo em seguida, ele realiza o milagre da multiplicação do pão, matando assim, a fome de seus seguidores.

Partido disso, ele rumou com seus discípulos para o Templo de Jerusalém, para celebrar a Páscoa, e ao entrar em meio a praça de vendas, foi aclamado como filho de Deus, o que acabou causando tumulto e chamando a atenção de todos que estavam ali, mas principalmente dos mandantes. E então, em meio a comemoração da páscoa,  que foi quando realizou a celebração da última ceia, ele anunciou a todos que seria traído por Judas Eucariontes, é assim, foi feito, seu próprio discípulo vendeu sua entrega, por moedas e um beijo na testa.

Seguido dali, Jesus foi preso aos 33 anos de idade e levado a presença de Pôncio Pilatos, governador da Judeia, onde foi condenado e levado para sua punição, que por sua vez, era carregar uma cruz de madeira em meio ao caminho do monte, onde seria crucificado, morto e sepultado. Enfim, há quem diga que em uma visita de Maria de Nazaré- sua mãe, ao monte onde havia sepultado, ela encontrou a pedra de seu tumulo retirada, e que logo depois, ele havia aparecido para ela é confirmado a sua ressurreição, e mais a frente, os seus  seguidores Marcos e Lucas,   relatam que após ele se encontrar com seus discípulos, ele retorna ao céu e se senta ao lado de seu pai- Deus.

Como seguir os ensinamentos de Jesus

Não tenha medos do que vai perder.

Jesus foi um filho escolhido por Deus para que pudesse auxiliar os seus de mais irmãos. E para isso, ele passou por diversos  locais, tentando mostrar para os de mais que o senhor queria os conhecer e amar, mas que para isso, eles deviam estar seguindo alguns dos ensinamentos, que o seu irmão iria lhe passar.

Então, para seguir os ensinamentos de Jesus é preciso que se  entenda os seus verdadeiros propósitos, e necessário que se vá além daquilo que pode-se imaginar e que acima de tudo, confie em suas palavras, pois elas, poderão ser a salvação no fim desse mundo ou até mesmo de até onde a vida decidir levar.

Contudo, nos dias de hoje, muitas pessoas tentam se passar por Jesus e dizer o que é certo ou errado, e o que se tem de fazer para que se consiga prosperidade mediante a ele e ao senhor maior. E para que não se deixe cair nessa armadilha, deve-se tomar bastante cuidado, pois nem sempre o que eles dizem, se submetem a verdadeira mensagem que o nosso irmão queria passar. Por tanto, você- leitor que é seguidor dos bons ensinamentos e procura por respostas daquele que não consegue decifrar, procura-te por lares de adoração e louvor, que possa confiar, mas fique atento, quanto as palavras que irás escutar, pois pode vir se deixar levar, por aquilo que não é verdade, e que não há necessidade de se integrar.

Não tenha medos do que vai perder.
Os ensinamentos são um modo de aconselhar.
Foto Divulgação

No mais, para seguir os ensinamentos de jesus, é preciso estudar a sua história, saber do que ele falava e acima de tudo, buscar compreender de bom coração, como tudo isso pode vir ajudar. E além disso, para que tudo venha funcionar, tente passar a mensagem ao próximo, pois assim, ele virá te encontrar e também te guiará. Enfim, se achas que encontrou o melhor caminho para dar prosseguimento aos ensinamentos de nosso irmão, comece a dar os primeiros passos devagar, vá sem pressa, mas não se esqueça que tem de se abrir de coração, para que tudo venha funcionar.

Observação: Os ensinamentos de Jesus vai te falar do passado, presente e futuro, e sempre te mostrará de bom modo, como poderá sempre continuar.

Dicas

. Leia o livro sagrado, nele conta a história de Jesus, seus seguidores e ensinamentos. E mais, fala também de como pode-se alcançar a compreensão do mesmo.

. Converse com pessoas sábias de boas palavras e coração. E evite aquelas que só falam mas não seguem o que é pedido, pois elas, podem acabar te desvirtuando do real  caminho.

. Procure por encontros onde Deus possa te conhecer e você o senti-lo. E atenção, esse local não precisa ser um templo de adoração, mas sim, onde se sinta bem e não tenha medo de ser e transmitir o que es.

Aprenda como estudar a bíblia sozinho

Muitas vezes quando vamos a igreja nunca prestamos atenção no que a liturgia ou leitura estão dizendo, isso tudo pelo simples fato de na maioria das vezes, não sabermos interpretar o que, aquilo tudo é. Então ficamos com os pensamentos viajando em outras coisas, enquanto esse momento tão importante passa em branco. E depois ficamos, nos perguntando o porque o sermão do padre ou do pastor tomou aquele rumo.

E para que isso não aconteça, aprenda como a ler e a interpretar a bíblia. Então preste bem atenção nas dicas que iremos estar expondo logo a seguir. Elas irão te auxiliar no momento em que estiver estudando o livro sagrado.

Dicas

A primeira coisa a se fazer é ter em mãos tanto o primeiro livro como o segundo, pois pode ser que precise do auxílio um do outro. Feito isso é chegado o momento de se concentrar. Então busque dentro do seu interior a paz e a calma, pois irá necessitar deles, para conseguir, compreender os pensamentos dos escritores.

Alcançado esse estado é chegado o momento da leitura. E indicado que se inicie, pelas histórias do antigo testamento, pois nele, você irá conhecer as histórias de vida de cada discípulo e como tudo surgiu, como tudo foi acontecendo até chegar no que encontramos. Então aprenda primeiro, o que cada um é, de onde eles surgiram, de onde é suas descendências, como fomos feito e como devemos ser.

bíblia01Tenha paciência com cada história e tente se colocar no local deles. E caso não compreenda alguma palavra, procure o rodapé, pois lá terá a descrição da palavra e o seu significado. E dependendo da bíblia que estiver usando, ainda irá encontrar um comentário sobre alguns trechos. Então usufrua bem, de todo o conteúdo que está sendo disponibilizado.

Quando estiver terminado a sua leitura do primeiro livro, passe para o segundo. Nele você irá encontrar os ensinamento do nosso irmão, que morreu para nos salvar.

Lá terá a história de Jesus e seus discípulos. E por meio das palavras escritas ali, poderá estar fazendo um comparativo com o que vivemos no mundo de hoje, no caso nessa geração. E então, tentará compreender, que os erros vem desde o passado e que cabe a nos, tentar concerta-los de alguma maneira.

Pois o senhor maior, já nos proporcionou tudo aquilo que precisamos, então cabe a nos, melhora as nossas condições e ajudar sempre ao próximo, perante as leis que nos foram atribuídas. Então sempre, que ver, que as palavras estão lhe indicando um erro ou até mesmo expondo uma opinião diferente, tente compreender e reformular seus pensamentos perante a ela.

E caso não tenha compreendido, alguma coisa. Procure sempre pelas primeiras palavras pois ela desvendará o mistério de tudo. E se mesmo assim, ainda tiver dúvidas sobre o que é para ser aprendido, pergunte algum seguidor acidou, pois ele saberá lhe responder.

Mensagens sobre Jesus

Mensagens religiosas

“Nos braços de Jesus Cristo, encontrei as respostas de todas as perguntas, de todas as dúvidas e pude perceber que somente ao lado do Pai, nunca estarei só ou mal acompanhada!”

“A vida me trouxe, o que jamais me deu, assim que abri o meu coração, a minha vida para Cristo e o deixei entrar!”

“Emana bondade em meu coração, guia meus passos e me faça ser eu mesmo por todos os dias da minha vida junto a ti Senhor!”

“A única coisa que desejo todos os dias, é que Jesus Cristo permaneça em minha vida em todos os  instantes que nesse mundo eu habitar, pois só n’Ele encontro a salvação!” 

Mensagens religiosas
Cruz em madeira.
(Foto: Reprodução)

“Sem perceber Jesus me transformou e mesmo com as minhas imperfeições, me aceitou e mostrou que nada é impossível quando se tem fé!”

“Meu amor por ti não tem fim e é por isso que venho aos teus pés, todos os dias, te adorar e dizer com todo o coração, que a minha vida pertence a ti, Senhor!”

“Eu aguardo o tempo de Jesus, pois é Ele quem dita quando tudo acontecerá, quando vamos chorar, sorrir, aprender…”

“Todas as vezes que me sinto só, algo dentro de mim mostra que eu sou muito mais do que todos veem, pois minha força vem do Senhor!”

Mensagens religiosas
Cruz.
(Foto: Reprodução)

“Mesmo que o mundo desabe, eu sei que nunca estarei sozinho, pois tenho Cristo em mim, nos meus dias, nos meus sentimentos e atos, pois Ele é quem guia todos os meus passos!

“Não me importo com os tropeços e todas as dificuldades da vida, desde que Jesus Cristo seja o meu guia!” 

“Jesus Cristo, faz de mim a sua morada, me conduza pelos caminhos da fé e me ensina o sentido do amor verdadeiro!” 

“Depois que Cristo invadiu o meu ser, pude ver que nada tem sentido sem a tua presença. A paz que proporcionastes a mim é indescritível, principalmente quando estou em sua presença!”

Mensagens religiosas
Homem de joelhos.
(Foto: Reprodução)

“É na casa do Pai, que Jesus Cristo senta ao meu lado, acalenta o meu coração e me faz crer que nesse mundo ainda existem muitas pessoas de bem, que ainda vale a pena lutar!”

“Inunda o meu ser, me faz ver como sou pequeno diante de tanto amor e de toda a glória que tem para proporcionar. Jesus Cristo é o teu nome!”

“Estou aqui para te adorar, para louvar e agradecer a obra que fazes em mim todos os dias, não deixando com que eu me contamine com as coisas ruins que existem nesse mundo!”

Mensagens religiosas
Terço.
(foto: Reprodução)

“Me encha com tudo aquilo que é seu Senhor e não deixe que nada nesse mundo destrua a tua morada em mim!”

“Todas as vezes que penso em ti Senhor, sinto meu coração transbordar de amor e sei que com a fé que me destes, sou capaz de superar tudo o que a vida me propor!”

“Já me decepcionei tanto com as pessoas, com as mentiras contadas, com a falsidade estampada. Mas o Senhor me faz acreditar que algo de bom existe nesse mundo, e é por isso que eu nunca desisti e tenho forças para lutar!”

“Por vezes me vi a beira do abismo, na tentação de abandonar a tua casa Jesus, de deixar de viver na tua fé, devido ao mundo que vivemos hoje. Mas tuas forças me renovam e é com ela que conto todos os dias para superar tudo isso!”

“Hoje, percebo que somos tão pequenos diante de ti Senhor. Somente ao teu lado podemos encontrar a salvação e aprender o que a vida tem de bom, que deve ser vivida com fé, amor e bondade!”

Mensagens religiosas
Glorificando ao Senhor.
(Foto: Reprodução)

Vida de Jesus Cristo

Jesus Cristo (6-4 a.C.-27-36), o messias, a imagem central do Cristianismo e as principais fontes de informação sobre sua vida se encontra nos quatro Evangelhos Canônicos pertencentes ao Novo Testamento que foram escritos em grego, em diferentes épocas pelos seus discípulos:

* Mateus, Marcos, João e Lucas.

Vejamos abaixo a história da vida de Jesus relatadas por eles.

Relatos dos discípulos

O Evangelho de Mateus descreve que Jesus nasceu no tempo de Herodes (4 a.C. ou antes). Já Lucas coloca o nascimento na época do primeiro censo do Império Romano, onde a Judeia foi promovida. E tudo isso aconteceu segundo as fontes históricas romanas em (6 a.C).

Ainda no evangelho de Lucas, Jesus que aos viajou com seus pais de Nazaré a Jerusalém para celebrar o Pessach, que é Páscoa judaica. E quando seus pais (José e Maria) retornavam à Nazaré, perceberam que Jesus não estava com eles. Aflitos, eles procuraram pelo filho durante 3 dias e acabaram  encontrando-o no Templo onde estava discutindo sobre religião com os sacerdotes.

E a partir daquele momento todos que o ouviam ficaram admirados pela sua sabedoria, apesar de ter apenas 12 anos de idade. No mais, esse é o único relato sobre à juventude de Jesus, no livro de Lucas. Jesus só volta a aparecer no Evangelho já adulto, por volta dos seus 30 anos de idade quando foi batizado no rio Jordão por seu primo João Batista. Sua aparição também é relatada quando se reunia com seus apóstolos, nas pregações, milagres, penitencia, além do julgamento, morte e ressurreição em Jerusalém.

Ainda há quem conte que Jesus (6-4a.C.-27-36) Filho de José e Maria, nasceu em Belém no reinado de Herodes, quando Roma dominava a Palestina e Augusto era o imperador. No Evangelho de Lucas, relata também que o anjo Gabriel apareceu na casa de Maria, em Nazaré, e anunciou que ela daria a luz a um futuro rei e este  era o “Filho de Deus” e se chamaria Jesus.

Confia nas palavras de seu irmão, que ele te salvará.
Filho de Deus e irmão de todos.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://luzecalor.blogspot.com.br/2012/12/o-evangelho-segundo-jesus-cristo-jose_23.html

Mas Maria ficou preocupada pois já era prometida a José, então não sabia como iria explicar a ele como foi concebida por um filho sem ao menos ninguém a tocasse. Mas a mulher cheia de graça, fora contemplada pelo espirito santo e que daria a luz  ao filho de Deus. E mesmo com medo ela aceitou a graça e contou a José, que relutou ao saber da notícia, mas logo aceitou o que sua esposa havia lhe dito. O mesmo ajudou a criar o filho como se fosse dele, sangue de seu sangue.

Ainda em Lucas, Jesus nasceria em Belém, porque na época o imperador Augusto obrigou seus súditos a se registrar no primeiro censo do império, dessa forma todos deveriam retornar à cidade de origem para se alistar. Como a família de José era de lá, ele voltou para sua cidade levando Maria já grávida.

Em Belém Jesus nasceu em uma manjedoura. E já no relato de Mateus, José soube em sonho que Maria daria a luz a um menino concebido pelo Espírito Santo. E quando Jesus nasceu, vieram os três reis magos que seguiram a estrela que os conduziram até Belém com intuito de abençoar e presentear o menino rei.

No mais Jesus acaba sendo levado pela família para o Egito, em seguida vai morar em Nazaré, na Galileia, onde acaba sendo criado. Essa fuga para o Egito, segundo Mateus, foi para escapar de uma sentença de morte impetrada por Herodes, que ao saber do nascimento do “Filho de um rei”, mandou matar todos os bebês que poderiam ter até 2 anos e que fossem nascidos em Belém, para que nada e nem ninguém pudesse tomar o seu trono.

A data do nascimento de Jesus é uma incógnita, no entanto, 25 de dezembro era a data em que os romanos celebravam sua festa de solstício de inverno, a noite mais longa do ano. Então, o dia em que ele nasceu não consta na Bíblia, foi uma escolha da igreja 5 séculos depois, para coincidir com as festas de fim de ano, semana entre o Natal e o Ano Novo.

Ainda no evangelho de Marcos e Mateus, observa-se que Jesus aos 13 anos celebrou o barmitzvah, ritual que marca a maioridade religiosa do judeu. E que em um certo tempo ele passou a ser chamado de Tekton, que no grego do século I se referia a um pedreiro e não carpinteiro como seu pai era. E mais, eles informam que Jesus tinha 4 irmãos: Thiago José, Simão e Judas, além de 2 irmãs, não nomeadas.

Prosseguindo com sua trajetória e já com seus 12 discípulos em plena pregação, ele recebeu a notícia da morte de João Batista, que foi ordenada pelo Rei Herodes Antipas, em vingança pela atitude de João, que havia violado o 10º mandamento da lei judaica. E Mateus ainda relata que “Jesus retirou-se para um lugar deserto e o povo saiu em sua direção“. Logo em seguida ele realiza o milagre do compartilhamento, que é quando o pão e o peixe esta quase acabando e ele em meio a multidão sacia a fome de todos com apenas 5 pães e dos 2 peixes.

Depois disso ele zarpou com seus discípulos para o Templo de Jerusalém para que pudessem celebrar a Páscoa. Ao entrar foi aclamado como filho de Deus e causou bastante tumulto. No mais, ele celebrava a Páscoa com seus apóstolos, onde ficou conhecida como”A Última Ceia” e aproveitou o momento para anunciar que seria traído por um dos presentes, Judas Escariotes.  E na mesma noite, Jesus segue para o Jardim de Getsêmani, na encosta do Monte das Oliveiras para orar em companhia de Pedro, Tiago e João.

E enquanto isso, a traição de Judas foi confirmada: Por 30 moedas de prata e um beijo na testa, Jesus foi revelado e preso. Os soldados o levaram ao encontro de Caifás, que o acusou de desordem no Templo e quando confirmado que era o “Filho de Deus” e o rei dos Judeus, Jesus também foi acusado de blasfêmia.

Em seguida foi levado a presença de Pôncio Pilatos, governador da Judeia. Depois, por ser da Galileia, foi levado à Herodes Filho que governava a Galileia. Herodes zombou dele e devolve-o a Pilatos, para que fosse levado à punição.

Os Evangelhos ainda contam que em visita ao túmulo, Maria Madalena, mãe de Jesus, encontra a pedra aberta e o sepulcro vazio. Depois ele teria aparecido para ela, confirmando a sua ressurreição. Enfim, há vários relatos que contam a ascensão de Jesus.

Recados para primeira eucaristia modelos

Como funciona

A primeira comunhão é o momento em que, pela primeira vez, o fiel recebe corpo e o sangue de Cristo. Na catequese há  o ensinamento bíblico, direitos e deveres de cada a serem colocados em prática tanto na paroquia como na comunidade. Todos os ensinamentos  estão voltados para os dez mandamentos deixado por Deus. A pessoa só poderá realizar a primeira eucaristia quando os catequistas acharem que ela está realmente pronta para receber a consagração.

As crianças a partir dos 04 anos de idade já podem ser matriculadas na catequese, porém elas só irão receber a consagração quando tiverem a idade entre 14 à 15 anos. Em seguida, após receber a Primeira Eucaristia, aconselha-se prosseguir com a crisma. A crisma é um aprofundamento de tudo aquilo que Jesus nos deixou com ensinamentos para que possamos aplicar no dia-a-dia. Caso seja católico vá a uma paróquia mais próxima de sua casa e veja se lá é possível realizar o curso de catequese.

 

Mensagens para primeira eucaristia

eucaristia4
A hóstia representa o corpo de Cristo (Foto:Reprodução)

Hoje você teve o seu primeiro encontro com Jesus na Eucaristia.

Ali, naquele momento você construiu uma amizade que na qual irá durar para sempre.
São diversos encontros que vão acontecer entre Você, Jesus e a Humanidade.
E quem o recebe na eucaristia, tem o amor de todos a sua volta.
Queira sempre receber Jesus.
Chame por ele em suas orações, pedidos, seja aonde for.
Saiba que agora, o seu coração faz parte da morada de Jesus.
Então cuide bem de seu lar.
Você sempre poderá contar com os seus catequistas.
Deus pai todo poderoso que sempre lhe abençoe.
Fique na presença do senhor maior.
Amém!

———————————————————————————————————————-

eucaristia5
Recebendo a eucaristia você estará recebendo o corpo de Cristo. ( Foto: Reprodução)

Que o sacramento que você irá receber hoje seja abraçado e muito amado.

Espero que você guarde em seu coração e pensamentos todos os ensinamentos que lhe ofereci no decorrer deste longo período e que eles sempre possam te auxiliar, guindo-o sempre por uma estrada iluminada e cheia de paz.

Continue sempre do lado: da fé, amor e bondade.

Com carinho, Catequistas.

———————————————————————————————————————-

Que nesse dia tão especial Jesus possa tocar o seu coração.

Que com o passar dos dias, você possa enxergar o caminho sempre mais próximo a Deus.

Que não lhe falte sabedoria, fé e força nos momentos difíceis.

E que você nunca desista dos seus princípios.

Seja muito feliz!

Att. Catequese.

———————————————————————————————————————-

Eucaristia1
 Não só do pão vive o homem, mas de toda          a sua palavra.             ( Foto: Reprodução)

O senhor pediu para nos preparar para esse dia tão mágico e especial.

Pois será no dia de hoje que você vai entrar em contato com o seu filho Jesus.

Jesus irá lhe proporcionar boas escolhas.

Além disso ele lhe dará: paz, sabedoria e bondade.

Então o receba de braços abertos e utilize os dons que o pai lhe deu para fazer o bem a si mesmo e ao próximo.

Que você sempre seja feliz.

Com carinho, de toda a equipe da Catequese ( nome ).

———————————————————————————————————————-

eucaristia2
Receba o corpo e o sangue de Cristo e siga-o através da caridade.  (Foto:Reprodução)

Você chegou aqui inocente e com medo de tudo e de todos.

E com o passar dos dias, fomos adquirindo confiança um no outro.

E hoje podemos lhe oferecer um dos gestos mais lindos de sua vida, a Consagração.

Espero que o seu coração sinta a energia, que o senhor Jesus lhe transmite.

E que você prossiga sempre nos ensinamentos, que aprendemos juntos.

Fica na paz do senhor.

Att. (nome da catequista) e Coordenação.