Tem perigo de ficar grávida com a menstruação atrasada

Procure auxilio médico e descubra o real motivo.

Inúmeras mulheres questionam sobre os perigos de engravidar, principalmente se a menstruação estiver atrasada. Umas questionam sobre uma possível gravidez, outras perguntam se podem manter relações sexuais sem o uso do preservativo e se não há risco engravidar. A resposta para estas questões é que há uma grande probabilidade de engravidarem e correm o risco também de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Primeiro, se a menstruação de uma mulher está atrasada e ela não se protege como deveria, há chances dela engravidar. Então, o correto a se fazer nesses casos é ao laboratório fazer o exame chamado Beta HCG, para medir o nível de hormônio presente no organismo. Quando sair o resultado o mesmo acusará se a mulher está gravida ou não.

Segundo, há possibilidade de uma mulher engravidar estando com a menstruação atrasada. Tal fato acontece devido ela estar ovulando. Por tanto, o recomendado nestes casos é usar o preservativo. É interessante também fazer o exame beta HCG para certificar de que não está gravida. Também é necessário  procurar o seu ginecológico, pois quando a menstruação tende atrasar por mais de 14 dias, é sinal de que há algo de errado e o médico saberá tomar as devidas providencias.

Procure auxilio médico e descubra o real motivo.
Se a menstruação está atrasada pode ter certeza que há um motivo para isso.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www.universofeminino.info/corpo/tabela-de-menstruacao

Desta maneira a mulher saberá, junto ao ginecologista, o que está causando o atraso menstrual. No mais, o atraso pode acontecer devido o estresse, ansiedade, gravidez, má alimentação, exercício físico em excesso, doenças sexualmente transmissíveis ou ainda doenças como o câncer ou endometriose. Por tanto é importante ter o acompanhamento médico.

Curiosidades

. Quais são os sintomas da  gravidez?

* Vontade de ir ao banheiro a todo instante.

* Enjoos e náuseas.

* Seios, aurelas e veias (mais escuras).

* Paladar e olfato, mais aguçados. 

* Vontade repentina de comer, várias coisas. 

* Cansaço e sono. 

* Inchaço por várias partes do corpo e de mais. 

. Porque a menstruação pode atrasar somente 14 dias?

Fala-se que a menstruação pode se atrasar somente 14 dias, pois é o período normal em que a ovulação pode atrasar. Mas, mesmo assim, isso não impede que seja algum problema simples ou grave. Por isso deve consultar o médico ginecologista, para que ele possa ter conhecimento  do atraso e tomar medidas como exames laboratoriais e outros.

. Se tomar o anticoncepcional, ainda há risco de engravidar?

 Não é indicado continuar tomando o anticoncepcional, pois o corpo precisa parar de receber a dosagem de hormônio para que possa acontecer a ovulação e a menstruação. O anticoncepcional pode sim proteger mas não é garantia total. O mais seguro é que você e seu parceiro continue a usar preservativos durante as relações sexuais.

Menstruação Atrasada

Passado do 14 dia, procure um médico.

A menstruação é um ciclo que ocorre todo mês e que se repete durante 21 à 28 dias e permanece entre 4 à 7 dias. O ciclo ocorre em todas as mulheres a partir dos 13 anos de idade e que só para quando a mulher entra no período da menopausa, ou seja, quando ela para de receber os hormônios que alimentam o período fértil feminino.

A menstruação prepara o corpo e expulsa tudo aquilo que não é útil dentro do organismo. Então, ela deve vir todo mês, porém acontece dela falhar alguns dias e em algumas ocasiões até meses. Vejamos abaixo, o que leva o atraso menstrual.

Motivos do atraso menstrual

Os motivos do atraso menstrual vai depender dos cálculos da menstruação, pois ele mostrará o real motivo da menstruação ter atrasado. Como por exemplo, o cálculo pode estar errado ou a mulher pode estar grávida. Nesses casos orientamos que refaça os cálculos e analise os fatos. Deste modo saberás se tem algo de errado e se pode esperar por uma possível gravidez.

Caso o cálculo esteja errado, basta refazer e se acusar alguma alteração procure auxilio médico e faça todos os exames que ele pedir. Mas se houver uma suspeita de gravidez, procure esperar cerca de 15 dias depois da concepção para estar fazendo realizado o exame beta HCG para obter o resultado exato, seja ele positivo ou negativo.

Passado do 14 dia, procure um médico.
Se a menstruação atrasar, refaça os cálculos. Se preferir, pode estar procurando pelo ginecologista para esclarecer suas dúvidas. 
(Foto:Divulgação)

Além dessas duas possibilidades, há também o estresse, ansiedade, má alimentação, perda ou ganho de peso, perda de sono, exercício físico e outros fatores. E a parte que mais preocupa as mulheres são as doenças, pois há casos em que a mulher chegar a ficar três meses sem menstruar por causa da endometriose, doença essa que pode criar uma bolsa dentro da mulher e ainda impedir que os óvulos sejam liberados no período da menstruação. E isso faz com que as chances da mulher engravidar sejam minímas.

Mas não é somente esse tipo de doença que pode acometer nas mulheres, há também o cisto policístico, DST’s e outras que só poderão ser descobertas por meio de exames clínicos e para isso é preciso que ela procure auxílio médico, fazer o tratamento e retornar a menstruação regulada.

A menstruação quando atrasa é gravidez

O Ciclo menstrual de uma mulher normalmente são de 28 dias, dentre esses dias encontra-se o período fértil, que sempre é contado a partir da última menstruação. Desta maneira conta-se cerca de 14 dias após a menstruação e em seguida se refere aos três dias antes e depois do dia exato.

No período da ovulação a mulher tende a ficar mais fértil, isso faz com que aumente a possibilidade dela engravidar. Porém, o que acontece é que a maioria das mulheres não sabem quando é essa possibilidade e acabam não se prevenindo e gerando dúvidas sobre a gravidez.

Para engravidar é preciso manter relações sexuais sem o uso do preservativo. E para ter essa confirmação é necessário apresentar alguns sintomas como: menstruação atrasada, o aumento do apetite, enjoo, vontade de ir ao banheiro a toda hora, e dentre outros. 

Procure auxílio médico e veja o real motivo.
Atraso menstrual pode ser motivo de doença e não gravidez.
(Foto:Divulgação)

Tendo esses sintomas é indicado que a mulher faça o exame do beta HCG em um prazo de 15 dias após a relação desprotegida, que é para obter a informação exata da gravidez ou não. Realizado o exame e  obtendo a resposta, a suspeita que tinha é respondida, caso seja positivo, mas se o exame acusar negativo e a mulher estar com a menstruação atrasada o indicado é que procure auxilio médico para que possa descobrir o problema.

Para quem não sabe, a menstruação de uma mulher pode atrasar de cinco à 14 dias sem problema algum, porém passado desse tempo, já é sintoma de que algo de errado está acontecendo. E os fatores que podem influenciar nesse atraso são:

* Ansiedade ou estresse  excessivo. 

* Má alimentação.

* Uso de remédios como antibióticos. 

* Uso contínuo do anticoncepcional.  

* Doenças: DST, endometriose, ovários policísticos, corrimento, depressão e outras. 

* Perda ou ganho de peso, excessivo. 

* Perda de sono. 

* Câncer. 

* Cisto no ovário e outros.

Caso a sua menstruação estiver em atraso e o motivo não for gravidez, procure auxilio médico para descobrir o problema que há.

Menstruação atrasada gravidez

Nem sempre a menstruação atrasada quer dizer que a mulher esteja grávida. Isso só irá acontecer se ela e o parceiro não tiverem utilizado os métodos de prevenção. Caso esteja com a menstruação atrasada ou conhece alguém que está passando por essa situação, atente-se na leitura deste artigo.

MOTIVOS DO ATRASO

Colocar a gravidez como o primeiro motivo e ela pode acontecer devido o não uso preservativo durante a relação sexual. Para que a mulher  engravide é preciso que  o homem ejacule no canal vaginal da parceira, caso o contrário o esperma não alcançará o local apropriado para realizar a fecundação.

Há possibilidade disso acontecer mesmo estando menstruada?

Sim, há chances de acontecer, apesar de ser um pouco difícil. Quando a mulher está menstruada ela tende a liberar os óvulos e acaba dificultando a chegada do espermatozoide até o útero.

Há possibilidade de engravidar um dia entes ou depois da menstruação?

Sim, há essa possibilidade, pois é um dia normal como qualquer outro e além disso a mulher ainda estará ovulando.

Quando a menstruação está atrasada por causa da gravidez a mulher pode ter algum corrimento?

Sim, é possível que tenha um corrimento com tonalidade semelhante a uma borra de café. Porém muitas mulheres devem tomar cuidado quanto a isso, pois algumas tendem a liberar esse corrimento após algumas horas de relação sexual.

Repare bem os sintomas que esta tendo, assim, conseguirá diferenciar.
Atente-se, nem sempre menstruação atrasada é sinal de gravidez.
(Foto:Divulgação)

Agora, saindo um pouco da gravidez e partindo para os demais motivos que podem estar atrasando a menstruação encontram-se:

* Ansiedade e estresse;

* Atividade física em excesso;

* Má Alimentação;

* Interrupção do anticoncepcional ou até mesmo o prolongamento do mesmo;

* Infecção de urina e endometriose;

* Uso de remédios como o antibiótico;

* Mudanças de peso corporal (obesidade ou perda de peso “anorexia ou bulimia“);

Cisto no ovário direito atrasa a menstruação

Os motivos são vários que podem atrasar a menstruação e o cisto no ovário é um deles. O cisto é uma bolsa com líquido que se forma dentro do ovário, este também pode estar sendo chamado de cisto funcional. Há dois tipos de cisto, eles são:

Cisto
Cisto no ovário pode atrasar a menstruação (foto:reprodução)
  1. Cisto Folículo
  2. Cisto Ovariano

Em todo ciclo menstrual um folículo cresce dentro do ovário e nele há óvulos que são liberados todo mês. Quando esse óvulo não é liberado o liquido fica dentro dele fazendo com que constitua um cisto folicular. 

Um cisto ovariano é caracterizado como qualquer coleção de fluido envolvida por uma parede muito fina no interior do ovário. O cisto pode ser do tamanho de uma ervilha ou maior que uma laranja.  A maioria dos cistos ovarianos são benignos ( funcionais e inofensivos) que afetam mulheres férteis de todas idades.

Por isso é bom a mulher está fazendo exames preventivos, de seis em seis meses, pois qualquer cisto pode estar sendo diagnosticado durante o exame físico (feito pelo médico apropriado) ou por uma ecografia. 

Os  foliculares normalmente não ocasionam nenhum sintoma. Já no caso de um cisto ovariano a mulher pode sentir:

  • Dor (ao evacuar, na pélvis e durante as relações sexuais);
  • O abdômen pode ficar inchado;
  • Atraso da menstruação;

No caso de ser folicular não necessitará de tratamento, pois eles desaparecem em um período de oito a doze semanas.  Já os ovarianos, necessita de cuidados devido ele se transformar em um câncer. Eles podem estar sendo tratados por meio de pílulas anticoncepcionais, tendo a duração de quatro à seis semanas. E caso esse tipo de tratamento não funcione , será necessário retira-lo por meio de cirurgia.

Quando se deixa de tomar a pílula o período atrasa

Quando se deixa de tomar a pílula o período atrasa? Bom, o nosso organismo acaba acostumando a receber certa dosagem de hormônio a mais por mês e quando ele deixa de receber, o organismo acaba se confundindo e atrasando a sua função. Por tanto, a menstruação pode sim atrasar, se deixar de tomar a pílula.

Mas atenção, o normal de uma menstruação atrasar é de 3 a 5 dias, a mesma orientação vai para as mulheres que possuem o período menstrual irregular. Passado disso, a mulher já pode começar a desconfiar que tem algo de errado. Por tanto, se isso aconteceu com você, verifique a sua tabelinha, veja se contou os dias corretos e converse com o seu parceiro.

Veja se há possibilidade de estar grávida.  Caso não tenha, procure auxilio médico, pois pode ser que esteja com alguma doença ou ainda, passando por algum estágio que mexa com o seu psicológico ou então há algo que faz com que a limpeza seja impedida de ser feita.

A menstruação é algo que tem de ficar de olho, pois ela pode acarretar vários problemas para a mulher com o decorrer dos tempos.
Ciclo Menstrual- Foto Reprodução

 

Motivos que levam ao atraso

No mais, a menstruação pode atrasar pelos seguintes motivos:

* Gravidez

* Doenças, tal como a endometriose.

* Estresse ou ansiedade.

* Quando se faz atividade física em excesso.

* Quando se possui uma má alimentação ou dieta maluca.

* Quando tem alguma alteração hormonal.

* Quando se está passando por um tratamento com antibióticos.

* E por fim, quando se ingere muita bebida alcoólica.

E por fim, se você já foi ao médico e o problema foi  detectado, mas não resolvido, anote aí a dica que iremos dar para vocês. A dica é: Chá de canela. 

O chá ajuda a estimular a circulação do coração, fazendo com que a pressão aumente e provoque contrações no útero, e nessas contrações causará o adiantamento da menstruação no máximo dois dias.  Caso a menstruação aconteça ou demore, volte ao consultório médico, pois pode ser que esteja com endometriose.

Conheça bem as propriedades dos produtos naturais, pois as vezes eles podem te ajudar mais do que os industrializados.
Se a menstruação atrasar, o chá de canela fará com que a menstruação adiante por dois dias no máximo.
( Foto Reprodução)