Veja como é feito o Whisky

A palavra whisky vem do termo uisge, uma forma abreviada de uisge beatha, em gaélico tem como significado “água da vida”. Antes do século XVIII os escritores o definiam como usquebaugh ou aqua vitae.

A produção do whisky provém das tradições escocesas que foram introduzidas a São Patrício da Irlanda no século IV a.c, e a destilação era feita pelos nativos das terras altas ( extremo norte da Escócia). Há alguns séculos atrás foram encontrados documentos nas terras altas sobre a destilação que remontava no século XV ( no registro do tesouro público) no qual descreve a venda de 500 kg de malte para um frade para produzir a aqua vitae.  Ou seja, nos primórdios a produção da bebida estava ligada diretamente aos monastérios, que usam o licor produzido com ervas e especiarias, para fins medicinais, por isso que era conhecida como aqua vitae.

E pela Escócia estar cheia de lagos, altas montanhas e sofrer frequentemente com chuvas, o uso moderado de bebidas alcoólicas tem sido considerado refrescante  e até necessário em determinado ponto.

Havia poucas destilarias profissionais, isso até o início do século XIX, o período que antecedeu este século as destilarias era uma atividade quase doméstica. A bebida era fabricada, na maioria das vezes, em grandes granjas rurais de terras altas e alambiques privados uisge beatha. Era muito importante à economia rural, já que desta maneira a cevada que sobrava após a destilação, era dada para o gado como alimento de muita importância. O whisky não era utilizado apenas para consumo caseiro, também vália como moeda de grande valor.

As pesquisas apontam que um dos maiores de fabricantes whisky nos dias de hoje são os escoceses. Porém a fabricação deles é diferente dos outros, isso porque em sua composição agrega cereais como milho, centeio, trigo e cevada. Além disso, o modo de armazenamento é diferente e faz com que o sabor fique diferente.

Acompanhe o processo: 

Ele pode ser tomado, com duas pedras de gelo ou puro, que por sua vez é melhor, pois não dispersa  seu verdadeiro sabor.
O Whisky é uma particularidade escocesa (Foto:Reprodução)

Escolha dos cereais –  O uísque escocês de malte é feito através da cevada, enquanto os outros são produzidos por meio do trigo, centeio ou milho.

> Maltagem – Nesse procedimento a cevada é mergulhada na água para que eles germinem e se transformem em malte . E quando ficam no ponto são aquecidos e secos em ar quente.

 > Maceração –  Quando chega nessa parte a cevada é triturada e levada para um tanque onde a temperatura chega a 64°C. Neste tanque ela se transforma em um líquido doce que é denominado wort.

> Fermentação –  É onde acontece a transformação do açúcar em álcool. Esse procedimento é feito por meio da levedura, a mesma fermenta o líquido doce e a transforma o em wash, o procedimento durar cerca de 2 à 5 dias.

> Destilação – O wash é fervido duas vezes e depois passa pelo destilador de cobre para que possam ser purificados e consequentemente o álcool ficar mais concentrado.

> Maturação –  Para que esse procedimento aconteça todo o líquido já transformado é colocado em um barril de carvalho para que seja  envelhecido e depois serem depositados em galpões, deixando por lá no mínimo três anos.

> Engarrafamento – A parte final de tudo. Nesse etapa o uísque passa por uma filtragem e depois é inserido na garrafa e nesse procedimento a porcentagem de álcool é reduzida em até 40%.

Tome cuidado para não levar gato por lebre, não compre uísque falsificado. - Foto Reprodução
Copo de Whisky (Foto:Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.