Percentual de insalubridade para técnico de enfermagem

Saiba que todo profissional que trabalha na área da saúde tem o direito de receber o percentual de insalubridade. Para técnico de enfermagem esse percentual chega a 20%.

O exercício de trabalho em condições insalubres acima do permitido pelo Ministério do Trabalho, assegura o adicional  de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário mínimo da região, segundo a classificação nos graus máximo, médio e mínimo.

Para que o técnico saiba quanto irá receber, basta pegar o salário mínimo que ele recebe e acrescentar o valor de 20% na conta. Fazendo isso, ele terá o valor obtido, porém também dever rever as causas que o levaram chegar a esse ponto.

Verifique qual é o percentual de insalubridade, na tabela do gestor financeiro de onde você trabalha.
Percentual de insalubridade para técnico de enfermagem (Foto:Reprodução) Fonte de imagem: Jana Magalhães

E só irá encontrar no grau de insalubridade se, porventura, o trabalho afetar ou causar danos à saúde do enfermeiro técnico, ou seja, caso seja provocado com o passar do tempo doenças ou outros males. Por tanto, para  conseguir o adicional é necessário provar. Além disso é preciso esperar a vistoria e aprovação do Ministério, pois somente desta maneira é que eles terão total certeza de que nada foi forjado.

Porém, algo deve ser analisado nesse quesito de insalubridade, pois ele em muitas vezes funciona como um bônus para que o funcionário continue se expondo ao agente que é nocivo.

Caso o seu trabalho, não tenha as leis que rege a sua segurança, procure pelo o portal oficial do ministério do trabalho.
Leia as normas de segurança no trabalho. (Foto:Reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.