Brasil Blogado » História » A História dos Números

A História dos Números

O primeiro sistema numérico se deu a partir da utilização de pedras, dedos, nós em cordas, marcas/símbolos em tábuas de argila e ossos, lei ao artigo e saiba mais sobre a história dos números.

     

Há cerca de 50 mil anos os homens primitivos passaram a se organizar e a viver em grupos. A partir dessa organização e da convivência em grupos, os primitivos passaram a reservar alimentos para atender a demanda de população que crescia significativamente.

Com o sentimento de propriedade (terra, animais e produtos extraídos dos mesmos) o homem primitivo desenvolveu uma espécime de comércio rudimentar, onde funcionava o sistema de trocas, e mesmo com um sistema de trocas o comércio necessitava de mais organização. Inicialmente pedras, dedos, nós em cordas, marcas/símbolos em tábuas de argila e ossos eram utilizados dando inicio a uma espécime de sistema numérico.

A partir de então, com o decorrer dos tempos vários sistemas de numeração foram criados em todo o mundo. Ressaltando que os sistemas de numeração mais antigos foram originários na Suméria, Babilônia e Egito. Também são existentes sistemas de numeração Grego, Maia, Romano, Indiano, Chinês e o Arábico.

Atualmente o sistema de numeração utilizado, é formado por números com justaposição dos dez dígitos, sendo 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Esse sistema de numeração é designado por sistema de notação árabe. Esse mesmo sistema numérico esta agrupado em diversos conjuntos, cujo destacam-se:

  • Conjunto dos números Naturais
  • Conjunto dos números Reais
  • Conjunto dos números Racionais
  • Conjunto dos números Inteiros
  • Conjunto dos números Complexos

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?