Cegueira: descolamento da retina

É caracterizado como o deslocamento da retina a separação da membrana fotossensível da parte de trás do olho com as suas camadas de suporte, sendo o principal responsável por esse processo o vítreo, que proporciona a ligação dessas estruturas através das suas substâncias gelatinosas.

Devido a retina não possuir nenhum elemento que realize a sua fixação no globo ocular, o vítreo fica responsável por manter o contato de toda a estrutura ocular e componentes visuais. A cura dessa enfermidade só costuma acontecer em indivíduos que a descobrem em sua fase inicial, realizando todo o tratamento de forma adequada e segura.

Causas

Na maioria dos casos, o deslocamento da retina acontece sozinho, de forma gradativa, mas as pessoas que possuem traumas, distúrbios inflamatórios e diabetes, tem maiores chances de desenvolver essa patologia.

Fatores de risco

Deslocamento da retina: causas, sintomas, tratamento e prevenção.
Representação do deslocamento da retina.
(Foto: Divulgação)

Essa patologia tem como os seus principais fatores de risco as lesões e traumas oculares, diabetes, miopia, histórico familiar do indivíduo em relação a esse tipo de deslocamento, genética e a prévia cirurgia no olho.

Sintomas

» Manchas flutuantes no olho;
» Moscas volantes;
» Visão embaçada e turva;
» Sombras ou pontos cegos em algumas regiões do olho;
» Perda degenerativa da visão.

Tratamento

O tratamento deve começar a ser realizado assim que os primeiros sintomas começarem a aparecer. Os procedimentos mais utilizados pelos médicos em relação a essa patologia são os processos cirúrgicos, como a laser, retinopexia pneumática, introflexão escleral, a criopexia e a vitrectomia.

É essencial que o tratamento seja feito por um especialista na área. Antes de fazer qualquer um dos procedimentos cirúrgicos descritos acima, procure saber um pouco mais sobre a carreira médica do profissional que irá realizar a sua cirurgia, pois se algo der errado, várias complicações podem acometer o paciente.

Cuidados

Para prevenir o deslocamento da retina, os médicos indicam que consultas oftalmológicas sejam realizadas pelo menos uma vez no ano para saber como a saúde ocular está. Quanto maior for a idade do indivíduo, maiores deverão ser os cuidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.