Como providenciar a carteira de trabalho

Obter a carteira de trabalho é um direito de todo cidadão brasileiro e pode estar sendo retirado a partir dos 14 anos de idade, em uma Agência do Trabalhador, Ministério do trabalho ou  em um posto do Na Hora que algumas cidades oferecem. Atenção, as carteiras são feitas na hora, por tanto, a entrega é de imediato. Veja abaixo quais são os documentos necessários para estar realizando o seu pedido. 

 Documentos Necessários

° Cópia e original de documento de identificação legível ou autenticado em cartório que conste: nome, local de nascimento e estado, data de nascimento, Filiação, nome/ número e órgão expedidor do documento. Além disso, são aceitos: Carteira de Identidade, Certificado de Reservista, Registro de Conselho de Classe, Passaporte, Dispensa de Incorporação, Certidões de nascimento ou casamento.

° Cópia e original CPF, Folha da Receita Federal ou dos Correios com o número. Por tanto,  tenha atenção quanto a isso, pois não é aceito apenas o número escrito manualmente, ele deve ser comprovado de alguma maneira.

° Comprovante de residência com CEP e que esteja atualizado. 

° No caso dos Casados – certidão de casamento original.

° Já no caso de Divorciados – certidão de casamento original com averbação.

° E uma foto que estará sendo emitida em instantes e sem custos.

Exija seus direitos de trabalhador.
Ter a carteira de trabalho é um direito de todo cidadão. (foto:divulgação)

 

Atenção: Ter a carteira de trabalho assinada, mesmo que ganhe menos, é uma vantagem pois por meio dela acontece o recolhimento obrigatório do INSS e a imediata comprovação do tempo de serviço para aposentadoria. Assim como o gozo dos benefícios previdenciários e outros. Por tanto, peça o seu patrão para que assine a sua carteira de trabalho o mais rápido o possível, desta maneira terá todos os seus direitos assegurados pelo governo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.