Formas de transmissão da dengue

A dengue se trata de uma doença aguda, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. É uma enfermidade alarmante em países tropicais e subtropicais, isso porque a reprodução e a proliferação deste inseto nessas regiões são maiores que as demais, devido as condições climáticas propícias para essas finalidades.

Seus sorotipos se subdividem entre DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Mesmo parecendo ser uma doença inofensiva, a dengue pode vir a se desenvolver e evoluir para quadros hemorrágicos, fator que preocupa ainda mais a OMS (Organização Mundial da Saúde), por causa da quantidade de mortes que ocasionam todos os anos.

Os sintomas dessa enfermidade costumam se manifestar entre 3 à 15 dias após a picada do mosquito, manifestando sintomas como dores de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e do apetite, manchas e erupções na pele, cansaço, tonturas, vômitos, náuseas e dores nas articulações.

Formas de transmissão da dengue
Aedes aegypti.
(Foto: Reprodução)

Assim que esses sinais começam a surgir, costumam ser confundidos com outras doenças, como uma gripe forte. Caso eles apareçam, é essencial que a ajuda médica seja procurada, para que um diagnóstico mais detalhado seja realizado e descubra as razões que estão ocasionando o seu aparecimento.

Transmissão

A única forma de transmissão da dengue é a picada do mosquito Aedes aegypti. O grande responsável por realizar essa infecção é o inseto fêmea. A transmissão entre essas espécies, ocorre quando ele suga o sangue de uma pessoa já infectada com o vírus.

Observação: É importante refrisar que o vírus não é transmitido através da água, alimento ou contato entre pessoas saudáveis e enfermas.

Tratamento

Os métodos utilizados pelos médicos irão variar de acordo com o quadro do indivíduo. Uso de medicamentos e repouso absoluto serão altamente necessários para a contenção dos sintomas.

Prevenção

A única maneira de prevenir essa enfermidade é contendo a proliferação dos seus agentes causadores (os mosquitos). Para que isso aconteça, é necessário que toda a comunidade colabore, não deixando nenhum recipiente com água parada, lotes sujos e entulhos espalhados pelas ruas ou em residências.

Atenção

NÃO É INDICADO QUE SEJA FEITA A AUTOMEDICAÇÃO caso estejam se manifestando um ou mais dos sintomas descritos acima, pois esse ato poderá ser fatal para a vida. Para mais informações, procure orientação médica!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.