Gravidez e Menstruação Atrasada 10 dias

Atraso no ciclo menstrual
Cuidar da saúde íntima é importante e pode evitar diversas patologias.

O ciclo menstrual é um fenômeno biológico característico do sistema reprodutor feminino e que se manifesta em basicamente três fases que são: a ovulação, a fecundação do espermatozoide no óvulo (é uma possibilidade, pois pode ocorrer caso a mulher tenha relação íntima com seu parceiro sem utilizar nenhum tipo de método contraceptivo) e a última fase, e não mesmo importante é a descamação da membrana que reveste a cavidade uterina, denominada como endométrio.

A descamação do endométrio ocorre somente quando a fecundação é descartada, pois essa fase se caracteriza por eliminar o óvulo através do sangramento menstrual. Uma série de fatores emocionais e de fatores físicos podem causar algumas alterações no ciclo menstrual, tal como o atraso menstrual. Contudo, a quantidade de dias do atraso menstrual, pode variar conforme o fator que o ocasionou.

Tanto em mulheres cujo o ciclo menstrual é regular, quanto em mulheres cujo o ciclo menstrual seja mais curto, prologando ou irregular, o atraso menstrual pode se manifestar em decorrência a diversos fatores. Caso o atraso menstrual se mantenha em um período igual ou superior a 10 dias, as principais causas que poderão estar relacionadas ao mesmo são: ansiedade, gravidez, nervosismo, estresse, prática excessiva de atividades físicas e má alimentação.

Além disso patologias situadas no aparelho reprodutor também podem ocasionar desequilíbrios no ciclo menstrual. E devido a grande diversidade de fatores é importante que a mulher busque pela orientação de um médico ginecologista. Pois o mesmo diagnosticará a real causa do atraso menstrual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.