Brasil Blogado » Geografia » Veja os pontos extremos do Brasil

Veja os pontos extremos do Brasil

Os pontos extremos do Brasil é dividido de quatro formas. E ambas, podem ajudar a distinguir muitas outras coisas. Acompanhe a matéria a seguir e veja quais são e mais como e a colocação geográfica do Brasil, perante aos de mais países.

     

O Brasil é considerado o maior país da América do Sul, e ele se localiza, mas precisamente na parte oriental da América do Sul.  E a sua área territorial, pode chegar a corresponder, 8.547.403,5 km, o que por sua vez é muito. E essa área, corresponde a: 1,6% da superfície total da Terra, ocupando assim, o quinto lugar maior do nosso planeta.

Ficando assim,  atrás da Federação Russa, que é a parte que mais ocupa espaço, no planeta, tendo assim cerca de 17.075.400 km² de território. O Canadá que vem em segundo lugar, com   cerca 9.970.610 km², em seguida a  China com seus  9.571.300 km² , e por fim Estados Unidos, que possui uma área de aproximadamente 9.372.614 km². Porém esses números podem mudar, caso retirarem alguns pontos do Estados Unidos.

O nosso querido país e cortado ao norte pela linha do Equador e ao sul pelo Tropico de Capricórnio e possui cerca de  93% de seu território no hemisfério sul e 92% na parte da zona tropical, o que por sua vez, nos ajuda a distinguir, o clima do país. Enfim, os seus limites territoriais totalizam cerca de 23.086 km, dos quais 7.367 km são de litoral, junto do Oceano Atlântico e 15.719 km de fronteiras com os de mais países, exceto é claro, com Chile e o Equador.

Pegue sua bussola e veja quais eles são.

Os quatros pontos extremos do Brasil, podem ser encontrados por meio da rosas do vento. Foto Reprodução

Pontos Extremos

Os pontos extremos do país é divido de quatro formas, ou seja, para encontra-los, basta olhar para o sul, leste, oeste e norte.
> Sul: Arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.
> Leste:  Ponta do Seixas, na Paraíba.
>Oeste: na nascente do Rio Moa, na Serra Contamana, no Acre.
> Norte: Norte : na nascente do Rio Ailã, no Monte Caburaí, em Roraima.
Enfim, as cidades que cortam os pontos, vão desde pequenas, a capitais, desenvolvidas. Por tanto é possível encontrar de tudo no meio do caminho. Mas em principal, muita beleza, cultura e felicidade.
Veja as divisões dele e identifique onde você esta.

Mapa do Brasil- Foto Reprodução

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:


Quer comentar ?