Vegetação do nordeste

A vegetação do nordeste é bastante rica e diversificada, sendo que essa vegetação vai desde a Mata Atlântica no litoral à Mata dos Cocais no Meio- Norte. Ecossistemas como os manguezais, a caatinga, o cerrado e as restingas dentre outros, possuem fauna e flora exuberantes, abrigando diversas espécies endêmicas.

A composição da vegetação do nordeste se da pelo cerrado que ocupa grande parte, cerca de aproximadamente 25% do território, como já foram ditos anteriormente.

Veja alguns exemplos de vegetação nordestina:

*Cerrado – O cerrado tem como características arvores de baixo porte, com galhos retorcidos, coberto por gramíneas no chão, além de um solo com acidez alta. As copas das árvores e arbustos do cerrado são abertas, permitindo a passagem de luz aos extratos herbáceos. Existem também alguns fatores essenciais como luz, calor e tipo de Solo que contribuem para o desenvolvimento da vegetação.

*Mata Atlântica – essa mata também conhecida como Floresta tropical úmida de encosta, é caracterizada por possuir grande umidade. Originalmente se estendia do Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, porém por causa dos desmatamentos, apenas 5% da sua vegetação original ainda existe. O processo de extração do pau-brasil começou na Mata Atlântica.

*Mata dos Cocais – essa formação vegetal é uma formação de transição entre os climas semi-árido, equatorial e tropical. Babaçu e Carnaúba são as principais espécies dessa mata. A Mata dos Cocais abrange os estado do Maranhão e do Piauí, além de parte do Ceará e o Tocantins.

*Caatinga – a caatinga é também chamada de Sertão, Carrasco e Seridó, apresenta muitas variações na região, tais como: caatinga seca e agrupada, caatinga seca e esparsa, caatinga arbustiva densa, caatinga das serras, caatinga da Chapada do Moxotó, além da caatinga do Litoral. Tem como principais espécies o pereiro, a aroeira, o aveloz e as cactáceas, formada por vegetais de regiões secas, é uma vegetação tipicamente sertaneja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.