Radiação ionizante e não ionizante

Radiação ionizante:
É o tipo de radiação que possui energia suficiente para ionizar os átomos e as moléculas. A radiação ionizante pode afetar e danificar as células humanas e ainda afetar o material genético (DNA), consequentemente causando doenças graves, como por exemplo o câncer, em alguns casos levando até a morte. Partículas como os prótons e os elétrons que possuem altas energias também são consideradas ionizantes.


Exemplos de radiação ionizante:

  • Partículas Alfa
  • Nêutrons
  • Partículas Beta (prótons e elétrons)
  • Raios-x
  • Raios Gama

Radiação não ionizante:
Radiações não ionizantes são consideravelmente as radiações de frequência menor ou igual que a da luz (portanto abaixo de ~8x1014Hz). Geralmente a faixa com a frequência mais baixa do UV (Uv ou UV-A próximo) também é considerada frequência não ionizante, ainda que ela possa ionizar alguns átomos.

As radiações não ionizantes geralmente não alteram o átomo, porém algumas podem causar problemas a saúde humana. Segundo informações as microondas podem causar queimaduras (de graus diferentes) e também danos ao sistema reprodutor. Existem informações direcionadas há alguns estudos, que afirmam que as radiações emitidas pelos monitores de computador CRT podem causar danos a saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.