Árvores com flores vermelhas

As árvores, na maioria das vezes, são notadas pelo ser humano quando possuem diversas cores. No Brasil, as árvores floríferas de cor vermelha, não são tantas e algumas podem até estar sendo confundidas com as alaranjadas, essa confusão dar-se por conta do contraste da luz.  Acompanhe logo abaixo alguns dos modelos.

Tipos de Árvores

 

Flamboyant

É uma árvore nativa da ilha de Madagascar ( Africa), bem conhecida como  flor-do-paraíso, pau-rosa, acácia-rubra árvore-flamejante. E para quem não a conhece, saiba que esta  é considerada uma das mais belas árvores.

Características: A sua copa é enorme e pode chegar a 12 metros de altura e que faz lembrar o formato de um guarda-chuva, pelo fato de seus galgos se abrirem como um. De frondosas flores e folhas, as suas raízes podem ficar expostas, o que acaba fazendo com que ela seja ideal para ornamentação em área amplas.

Não se esqueçam que ela só deve ser plantada em locais que possuam bastante espaço.
Grande e vermelha, a bela Flamboyant.(foto:divulgação)

 

Bem adaptada ao clima tropical, subtropical e equatorial. o Flamboyant  não tolera o frio, mas resiste bem em períodos de estiagem. A árvores  pode estar sendo cultivada também em zonas litorâneas.

Espatódea

Pertencente a família Bignoniaceae, é mais conhecida como espatódea, tulipa-africana, tulipeira do gabão, chama-da-floresta e xixi-de-macaco. A sua floração acontece em meados de abril à julho no Sul do Brasil, mas o período em que as flores desabrocham pode variar de acordo com a localidade e, ainda sobre suas flores, suas cores podem variar entre o vermelho e o alaranjado. A Espatódea também é uma árvore frutífera.

Embora a Espatódea seja de origem africana, ela é uma árvore muito utilizada em paisagismos aqui no Brasil. Para quem não a conhece, saiba que as flores são enormes e suas pétalas são voltadas para o alto.

O músico Nando Reis, compôs uma música que leva o nome da árvore.
As flores da Espatódea podem possuir outras cores além do vermelho. (foto:divulgação)

 

Características:  é uma árvore de grande porte e pode alcançar os 25 metros de altura. Possui raízes rasas e expostas, seus galhos caem com  frequência e devido a isso, indica-se que ela seja plantada em locais abertos.

E o que mais chama a  atenção é que, devido ao seu aroma e secreção de mel abundante, diversas abelhas, borboletas e aves, são atraídas para a árvore. Porém o seu ávido consumidor é o beija flor.

Abricó de Macaco

A árvore abricó de macaco é nativa da região amazônica, é considerada ornamental. Ela pertencente ao gênero Couroupita, que  vem do nome popular “Kouroupitoumon”. Além disso, ela é da mesma família das árvores da castanha do Brasil.

Deve-se tomar cuidado com os seus frutos, devido o seu peso.
Apesar de seu nome estranho, a árvore é bela. (foto:divulgação)

 

Características: ela é uma árvore grande, como as outras que já foram citadas. A mesma pode chegar a cerca de 30 metros de altura. Seus frutos são igualmente enormes e possuem uma coloração marrom e podem chegar a pesar aproximadamente três quilos cada.  A sua madeira é leve e devido a isso é bastante procurada para a fabricação de caixotes e brinquedos.

O seu aroma é bem agradável é lembra bastante ao perfume das rosas. Já os frutos quando caem apodrecem e liberam um odor nada bom. Além disso eles possuem uma substância entre seus constituintes químicos, que é conhecido como índigo, um corante utilizado na tintura das calças jeans.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.