Desmatamento na amazônia

Amazônia ocupa uma área de aproximadamente 6,5 milhões de km², abrangendo nove países sendo eles o Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Devido a sua extensão territorial e riquezas naturais, vários países estão aproveitando dessa floresta, explorando-a de forma abusiva não temendo as consequências. 

O desmatamento desordenado da floresta é um dos principais problemas ambientais que o mundo vem sofrendo há décadas e tal atividade vem provocando um desequilíbrio tremendo no meio ambiente, bem como a extinção de várias espécies plantas e animais. A expansão agrícola é cada vez maior na região amazônica e a ação faz com que a floresta diminua em ritmo acelerado, causando danos irreparáveis.

Salve o planeta, proteja a floresta amazônica.
O desmatamento provoca o enfraquecimento do solo. (foto:divulgação)

 

Causas

  –  Derrubada de árvores ilegais e comércio ilegal da madeira;

–  Abertura de pastos para o gado ou áreas agrícolas, ambos processos acabam sendo realizados por meio de queimadas ilegais; 

 Assentamentos ilegais em função do crescimento populacional;

Consequências

Extinção de plantas e animais. Conforme o desmatamento for avançando, os animais vão fugindo a procura de locais seguros, migrando para os grandes centros urbanos ou até mesmo morrendo. Já no caso da plantas elas simplesmente morrem, desaparecem; 

– Desequilíbrio no ecossistema da região e dos locais a sua volta; 

– Aumento da poluição do ar por causa das queimadas, aumenta a quantidade de emissão de dióxido de carbono na atmosfera fazendo com que ajude no aquecimento do planeta e acaba afetando outras regiões. 

–  Por causa do desmatamento há um incidente maior em casos de erosão d solo. A retirada da mata ciliar somando com o mal do solo, várias erosões acontecem pelo fato da terra estar enfraquecida;

Cuide do seu bem maior.
Enquanto não houver fiscalização haverá queimadas e desmatamento. (foto:divulgação)

 

Visando que o desmatamento não é totalmente proibido, mas há toda uma legislação por trás desta ação ( queimar área ambiental é crime, por tanto uma queimada, que seja de pasto, tem que ter autorização do IBAMA e orientação do corpo de bombeiros para que ela não saia do controle). 

* Segundo uma pesquisa realizada pelo  Ministério do Meio Ambiente, o desmatamento na Amazônia diminuiu entre agosto de 2011 à julho de 2012, consequentemente nos anos que se percorreram até agora. Durante esse período foram desmatados 4.656 km² de floresta. Tal índice parece grande, porém é o menor desde o ano de 1988. Estes números revelam uma redução de 27% em relação ao período anterior. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.