Águia-pequena ou Águia-de-botas

Ela pode ser chamada pelos os dois modos tanto águia pequena como águia de botas. Isso acontece pelo fato dela ser menor do que as verdadeiras – europeias e também de sua plumagem formar uma bota em suas pernas e pés. Por tanto, não ache estranho se ver esse nome por ai.

Hieraaetus pennatus, como é chamada cientificamente, é confundida com o bútio devido o tamanho, porém o seu corpo é mais esguio e a ave mais ágil. O seu voo é veloz e ela consegue mudar rapidamente de direção, bem como as originais fazem. Por isso recebem o nome de pequena.

Nativa das florestas da Europa e Ásia ocidental, a águia pode aparecer em várias plumagens, mas as asas e o dorso será sempre marrom-escuro, mas o ventre pode ser do mesmo marrom ou quase branco. Quando é inverno, a ave migra para o sul da Ásia ou África onde  se prepara para o acasalamento. E durante o período de reprodução elas procuram refugio em florestas e devido a isso acabam se alimentando de outras aves, roedores, serpentes e insetos.

Pequena porém veloz.
Águia de Botas/ Águia Pequena- (foto:divulgação)

 

 O ninho, constituído de galhos secos, é construído pelo macho e fêmea. A fêmea põe cerca de dois ovos na primavera e os choca durante um mês e somente seis semanas depois dos filhotes já terem saído da casca é que eles voam.

Características

Filo: Chordata

Classe: Aves;

Ordem: Falconiformes;

Família: Accipitridae;

Comprimento: entre 45 e 52 cm;

Envergadura: 1,20m;

Peso: acima de 1,3 kg;

Enfim, a águia-de-botas não deixa de ter o seu glamour somente pelo fato de seu tamanho, ela pode surpreender  qualquer um pela sua beleza mas também por sua força.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.