Brasil Blogado » Dores » Dores para urinar durante a menstruação

Dores para urinar durante a menstruação

Se você está sentindo dores ao urinar no período menstrual, leia este artigo e veja as causas que levam a esse desconforto.

     

Sentir dores ao urinar não é normal, principalmente no período de menstruação. Se você sente tal desconforto, saiba que ela pode ser provocada pela  Endometriose na bexiga, doença caracterizada pelo aparecimento de tecido do endométrio fora do útero.

Veja uma breve explicação de como tudo acontece.

* Durante a menstruação, pedaços de endométrio acabam se soltando do útero e, ao invés deles saírem normalmente pela vagina,  saem pelas trompas indo direto ao abdômen atingindo a bexiga e provocando dores ao urinar.  

Atenção:  a ocorrência desse tipo de endometriose no trato urinário é raro, no tanto ela só é encontrada em 0,5% à 2% de todos os casos e  normalmente acomete mulheres em idade fértil.  Devido a isso é preciso que a mulher vá ao mais rápido ao médico para não sofrer com as consequências. 

Não tenha medo de se curar.

Endometriose tem cura. (foto:divulgação)

 

Sintomas 

Os sintomas são pouco específicos e podem ser confundidos com as dores do período menstrual. Dentre eles podemos destacar os seguintes:

° Desconforto ao urinar. 

° Dor na região pélvica, nos rins ou na região da bexiga, que acaba piorando com o período da menstruação. 

° Dor no momento das relações sexuais. 

° Idas mais frequentes ao banheiro para urinar.

° Pode haver presença de pus ou sangue na urina, especialmente durante o ciclo menstruação. 

° Cansaço, podendo haver febre.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico é realizado por meio da videolaparoscopia, onde o médico observa os órgãos pélvicos. No procedimento o médico pode estar procurando implantes, nódulos ou aderências provocadas pela endometriose. Tal exame também é bastante usado em caso de cirurgias. 

Diagnosticada a doença, o especialista da início ao tratamento. O tratamento pode estar variando de acordo com a idade, desejo de ter filhos, extensão e gravidade das lesões.  Normalmente as condutas utilizadas e mais escolhidas por quem está tratando do caso, são:

° Terapia hormonal visando bloquear ao máximo produção do endométrio na bexiga e de mais partes. 

° Cirurgia para retirada total ou parcial da bexiga, podendo ou não ser necessário retirar um ou os dois ovários. 

A endometriose tem cura e quanto antes for diagnosticada, menores serão os problemas.  Além disso, é interessante que as mulheres saibam do histórico familiar, pois se trata de uma doença hereditária.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?