Capaital do Mato Grosso do Sul

A capital do estado de Mato Grosso do Sul é Campo Grande, que se localiza na região do Centro- Oeste do Brasil. O seu reduto histórico se deu entre a divisão do estado do Mato Grosso (norte) e foi fundada por mineiros que queriam aproveitar os campos de pastagens nativas e as águas cristalinas da região dos cerrados.

Tal cidade foi planejada em meio a área verde, com ruas e avenidas largas, além disso ela é relativamente arborizada e possui diversos jardins entre as suas vias. E o que mais chama atenção de quem estuda a história da região, principalmente de sua capital, é que até hoje há traços ver  da cultura indígena e também de suas raízes históricas.

A bela cidade, Campo Grande, tinha outro nome antes de chegar a esse e se chamava “Cidade da Morena”. No mais, a cidade está localizada em uma região de planalto,onde é possível ver os limites da linha do horizonte ao fundo de qualquer paisagem.

A noite de lá fica linda vista de um mirante.
Centro de Campo Grande – Capital do Mato Grosso do Sul.
(foto:divulgação)

 

Características Geográficas

Área  Urbana: 154,454 Km²

Área Total: 8 096,051 Km²

Distritos: Campo Grande, Anhanduí e Rochedinho

População em aproximadamente 832 350.

Densidade: 102,81 hab/km²

Altitude: 592 m

Fuso Horário: UTC-4

A cultura sempre irá falar alto em meio ao turismo.
Parque das Nações Indígenas.
(foto:divulgação)

 

Características Gerais

Hidrografia: A cidade situa-se sobre dois  divisor de águas das bacias dos rios Paraná e Paraguai. E fora o Aquífero Guarani que passa por debaixo da cidade. A região não tem grandes rios, mas é cortado apenas por córregos, ribeirões e rios de pequeno porte.

Clima: A temperatura do estado é bem variada, porém a que mais predomina é a tropical com estação seca. É possível se passar por momentos de calor seco e chuvas amenas na época do inverno. Porém isso não quer dizer que não faça frio no inverno, pelo contrário, lá pode chegar a temperaturas abaixo de 0° grau.

Saúde: A capital possui cerca de 843 centros de atendimento, 27 são hospitais, sendo alguns públicos e outros particulares. E apesar de parecer de ter uma boa quantidade, eles não possui suporte suficiente para atender a demanda de pacientes diariamente. Então, pode-se dizer que a situação de lá não é tão boa como o governo e a presidência geral transparece, dizer.

Economia: A população economicamente ativa do município é de aproximadamente 333.597 pessoas, sendo que cerca de 189.202 são de  homens e 144.396 de mulheres. E o seu potencial de consumo, segundo as pesquisas de campo realizada, é de aproximadamente 0,58%, então de um modo geral pode-se dizer que a maior parte da mão-de-obra ativa é absorvida pela setor terciário, constituído, por comércio de mercadorias, prestação de serviços e a construção civil.

Beleza natural nacional.
Região do Pantanal.
(foto:divulgação)

 

Turismo

A cidade é banhada por beleza e natureza, por tanto, não falta o que fazer e conhecer por lá. A região oferece várias opções de hotéis e equipamentos de lazer rural e urbano, mas é considerada um importante ponto turístico em território brasileiro. Além disso, Campo Grande é uma das opções por onde começa a aventura turística, pois ela te propõe a conhecer o Pantanal.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.