Como é formado o vento

O vento é formado através de um fenômeno meteorológico que é exercido pelo movimento do ar na atmosfera, através dos diversos fenômenos naturais que existem na natureza como os movimentos de translação e rotação da terra. A formação do vento pode ser influenciada por diversos fatores possibilitando o aumento ou a diminuiçlão da sua intensidade como as ventanias, pressão do ar, brisas, radiação solar.

Geralmente em regiões que são mais altas as reações dos ventos são com mais intensidade, já em locais mais planos e baixos o vento possui uma menor intensidade, ele tem grande importância pois dele podem ser gerados a energia eólica, uma forma de energia natural que não agride o meio ambiente. Além de ajudar na replantação das florestas onde pela ação do vento novas sementes são movidas para outras áreas e possibilitam o reflorestamento.

A velocidade e intensidade dos ventos são medidas através de aparelhos anemômetros eles possuem pás que se locomovem girando ao redor de um pólo vertical, onde quanto maior a sua intensidade é sinal que o vento está forte.

Através dos ventos muitas rochas são esculpidas, conforme as grandes frequencias que o vento exerce sobre as rochas existentes com o passar dos elas podem ser modeladas de acordo com os lados ao qual o vento consegue atingir, dando uma forma de corte ou ondulações perfeitas.

Tipos de ventos existentes;

A classificalão do vento através da pressão, da velocidade e da sua temperatura;

-Ventos fracos, vento normal, uma pequena corrente de ar natural.

-Ventos fortes, capazes de quebrar árvores e destruir telhados de casas.

-Ventos moderados, ventos normais, que não causam nenhum prejuízo.

-Brisa, vento fraquinho.

-Tempestades, o vento seguido de chuva.

-Tornados, vento possui um grande efeito destruidor

-Furações, com grande intensidade capaz de destruir casas e cidades.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.