Como evitar incêndios em residências

Quase todos os dias ocorre um acidente em uma residência, seja por um acidente ou até mesmo ato criminoso. E por mais que seja estranho, a maioria dos incêndios em residências foram causados por por um descuido ou devido a um curto-circuito, devido a sobrecarga de energia no local. Por isso, fique atento nas informações e dicas expressas no decorrer do artigo, elas são de grande valia para você e sua família.

Como evitar?

Um dos fatores que mais causa acidentes em residência, com relação a incêndio, é o cigarro. Imagine só uma bituca de cigarro sendo jogada em qualquer lugar da casa e por ventura ela pegar em uma lixeira ou ainda na cortina o risco de incêndio é grande. Pois é, há riscos de  acontecer uma catástrofe. Por tanto, se você é fumante ou conhece alguém que fuma e mora com você e que não tem o hábito de descartar a bituca de cigarro em seu devido lugar ( cinzeiro), peça para ele colocar o resquício de cigarro em seu lugar, ou seja, no cinzeiro.  O mesmo vale para o fósforo, ele deve ser apagado literalmente.  Outro material que, se não tiver cuidado, pode causar uma tragédia são as velas. Sobre estas, nunca deixe uma criança manuseá-la e nem brincar, principalmente se estiver acesa, todo cuidado é pouco quando se trata de fogo.

Não deixe nada na tomada, apague as velas e só coloque fogo na comida se for um profissional da arte.
Tome cuidado em relação ao fogo, principalmente em sua residência, fique atento. (Foto:Divulgação)

Isso serve tanto para as velas quanto às bitucas de cigarro, no quais jamais pode ser colocadas sob objetos plásticos ou ficar próximo a produtos inflamáveis. Quanto as velas, ainda, é interessante deixa-la em um local fixo e longe de tecidos, papéis ou algo do gênero.

O ferro de passar roupas também é um grande causador de acidentes envolvendo incêndio. Sim, isso mesmo. Um dos motivos é esquecer de desligar e o outro motivo é ser colocado próximo a objetos ou tecidos que são fáceis de adquirirem calor e consequentemente serem queimados. O próximo fator que pode causar uma mega explosão é o botijão de gás. O objeto não explode devido o vazamento e a proximidade do calor, mas pelo fato dele entrar em contato com o ar que queima em uma fração de segundos, causando a explosão. Orientamos que deixe o botijão de gás no lado externo da casa, evitando maiores problemas.

E por fim, não coloque nenhum papel alumínio ou plástico dentro do microondas. E sempre que houver necessidade de arrumar alguma parte elétrica de sua casa chame um eletricista capacitado, assim não ocorrerá nenhuma eventualidade.  E em qualquer situação ligue para o Corpo de Bombeiros neste número 193.

Não deixe tudo aquilo que construiu com carinho e esforço, ir embora, por causa de um mero deslize.
Em qualquer situação ligue para o Corpo de Bombeiros. (Foto:Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.