Como foi inventado a pipoca

Há poucas evidências sobre a invenção da pipoca e entre elas está uma tribo indígena no continente americano que, por volta de 1492, pouco antes de Cristóvão Colombo descobrir a América, inventaram a iguaria. Mas também há outras fontes que você certamente caro leitor, deve estar curioso para saber. Antes, vamos saber como estes indígenas transformavam milho em pipoca. Por tanto, não há uma fonte concreta que comprove a invenção da iguaria.

Imagine você no sofá de sua sala rodeado de amigos ou pegando aquele cineminha com a namorada. Com certeza que em um destes momentos você não tem  ideia sobre a origem do milho de pipoca, desse alimento que caiu no gosto de várias pessoas ao redor do mundo. Pois bem, esta tribo indígena nativa da América preparava a pipoca de uma maneira peculiar. Espetavam a espiga do milho e deixava sob o fogo na fogueira, em instantes as espigas espocavam. Com certeza não era uma técnica muito boa, não é verdade? Mas ainda bem que atualmente há métodos bem sofisticados como a panela e o microondas.

Mas também uma outra maneira de fazer pipoca. Os indígenas colocavam os grãos de milho de pipoca em uma panela de barro com areia quente e com o calor da areia o milho estourava. Os historiadores ainda relatam que os Astecas ( grupo étnico que vivia na região central do México atual) também utilizavam a pipoca para realizar rituais sagrados em oferenda aos deuses.

Enfim, a pipoca se tornou conhecida por outros povos e hoje é famosa no mundo inteiro. Sendo consumida a qualquer hora do dia por qualquer pessoa.  Agora, mudando de assunto, que tal aprender o modo correto de fazer a pipoca na panela? Gostou da ideia? Acompanhe a receita abaixo.

Cuidado com excesso de óleo.
Prepare você mesmo a pipoca.
Foto Divulgação

 Pipoca na panela

. 01 xícara de milho para pipoca;

. 04 colheres de óleo;

. Sal;

Modo de Preparo

Comece na escolha do milho. E se não sabe qual escolher é simples, dê preferência aos grãos “Premium”. Não são muito caros, os milhos quando estouram ficam graúdos e macios. Agora escolha agora a panela, não precisa ser precisamente a pipoqueira, mas uma fina e alta, como aquela que você costuma fazer macarrão.

Na panela coloque o milho e logo em seguida o óleo. Em fogo alto aguarde de dois à quatro minutos no máximo, para que o milho comece estourar. Assim que os milhos pararem de espocar, está pronto. A porção pode ser servida para 3 pessoas. E se você gosta de tempero, basta adicionar no momento em que colocar o milho na panela. Agora é se deliciar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.