Como funciona o radiador do automóvel

O que é radiador automotivo ?
O radiador automotivo é uma espécime de dispositivo que tem como principal função, fazer a troca de calor para o conjunto de arrefecimento, utilizando o ar e a água como meio de refrigeração.

Funcionamento do radiador automotivo

O radiador automotivo, faz parte de um sistema que é responsável basicamente pelo resfriamento da água que circula pelo bloco do motor, essa água faz com que a temperatura se mantenha estável, não excedendo os limites considerados aconselháveis para o bom funcionamento do motor automotivo. A água deve estar em temperatura de aproximadamente 70º C nos motores a gasolina, e temperatura de cerca de aproximadamente 80º C nos motores a diesel e a álcool.

A água em temperatura elevada (quente) que sai do bloco do motor e circula forçadamente impulsionada por meio de uma bomba d’água, em todo o interior do sistema de tubos do radiador, onde a mesma é resfriada. A água em temperatura elevada é resfriada através do sistema de blocos do radiador, onde através de uma hélice o ar é forçado a passar pelo sistema (colmeia) do radiador, sempre acionada através de um dispositivo eletrônico, popularmente chamado de “cebolinha do radiador”.

Quando a temperatura do radiador automotivo excede o limite considerado normal, pode ocorrer:

  • – Dilatação dos componentes móveis, essa dilatação causa aumento do atrito, e pode chegar até a bloquear o movimento.
  • – Aumento significativo da pressão no motor, podendo chegar a romper uma mangueira, uma boca ou até a tampa do radiador.

Conclui-se que o radiador é usado em conjunto com o sistema de bombeamento de ar gerado por uma hélice e também o bombeamento de água seja capaz de dissipar para o ambiente o calor gerado pelo motor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.